28/Mar/2024
Quinta-Feira - 28 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

Saúde distribui milhares de máscaras para prevenir o coronavírus em Massapê do Piauí

Por: Roberto - 07/05/2020

PPN-IMG-4799bfcfe9643d185c4c.jpg

Desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a grande procura por máscaras de proteção facial fez com que elas desaparecessem das prateleiras. Está cada dia mais difícil adquirir um dos equipamentos mais recomendados na prevenção ao contágio do vírus.

Diante da escassez do produto no mercado e a obrigatoriedade do uso da máscara no Piauí desde o último dia 27 de abril, a alternativa tem sido a produção de máscaras caseiras. O Ministério da Saúde tem feito uma campanha mobilizando a população para fabricar as próprias máscaras de pano.

Diversos municípios aderiram a essa iniciativa, como é o caso de Massapê do Piauí. A Secretaria Municipal de Saúde adquiriu um grande volume de material – TNT (tecido não tecido) – e terceirizou o serviço de confecção das máscaras com dez costureiras do próprio município, mulheres que, além de colaborarem com o trabalho preventivo, ainda estão tendo a oportunidade de aumentar a renda familiar.

Segundo a secretária de Saúde, Deliany Cavalcanti, as máscaras estão sendo produzidas e o fornecimento, por parte das costureiras, é gradual, e da mesma forma acontece a distribuição para a população. “Nós estamos distribuindo as máscaras de forma estratégica, na barreira sanitária que está montada no povoado Lagoa Grande, na principal via de acesso a Massapê, para as pessoas que estão chegando ao município sem máscara, também para as pessoas que estão na fila da Casa Lotérica. Além da máscara, também repassamos orientações sobre como usar e que é individual, não pode ser compartilhada com ninguém, e que a máscara não substitui outros cuidados como a higienização das mãos e o distanciamento social”, disse a secretária.

Deliany informou que nesta quarta-feira (6), foram realizadas reuniões com os agentes comunitários de saúde, para quem foram entregues equipamentos de proteção individual, como luva, máscara cirúrgica, gorro e avental. “Também foram entregues máscaras para serem distribuídas nas comunidades rurais, priorizando as pessoas que são do grupo de risco, ou seja, portadoras de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, asma, e pessoas com idade acima de 60 anos, que são os mais propensos a ter complicações com a doença”, pontuou.

A máscara funciona como uma barreira física, sendo, portanto, uma grande aliada no combate à propagação do coronavírus.

 

_Barreira sanitária A barreira sanitária, montada na rodovia estadual PI 243, em frente a Unidade Básica de Saúde do povoado Lagoa Grande, próximo à divisa com o município vizinho de Jaicós, está na terceira semana. Lá, profissionais de diversas áreas da Saúde, com o apoio da Polícia Militar, abordam veículos e orientam os ocupantes sobre as diversas medidas preventivas ao coronavírus, como higienização das mãos, uso do álcool em gel, o distanciamento social, dentre outras. Máscaras são distribuídas e as mãos dos transeuntes higienizadas com a aplicação de álcool.

 Os profissionais também registram a origem do paciente, se apresentam algum sintoma respiratório e, com base na triagem, é medida a temperatura corporal.

Mesmo com a orientação dos órgãos de saúde para que as pessoas permaneçam em casa, em isolamento social, ainda é grande o fluxo de veículos e pessoas na rodovia, mas, em sua grande maioria, utilizando máscaras e conscientes dos cuidados que devem ser adotados como forma de prevenção.

  

Fonte; Ascom

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos