19/Apr/2024
Sexta-Feira - 19 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Saúde

Hospital Regional de Picos utiliza cloroquina no tratamento dos pacientes com Covid-19

Por: Roberto - 13/05/2020

PPN-IMG-e79d4b03e3a7e2706116.jpg

O Hospital Regional Justino Luz de Picos (HRJL) tem utilizado o famoso medicamento hodroxicloroquina no tratamento dos pacientes com a Covid-19. A informação partiu da coordenadora da UTI Covid, médica Nara Laís Silva Batista de Barros, em entrevista remota ao Boletim do Sertão, nesta terça-feira (12). Desde que a pandemia chegou ao Brasil, muito se tem debatido sobre a eficiência desse remédio.

A coordenadora explicou que antes de prescrever o medicamento, são realizados exames para saber se o paciente possui alguma contraindicação. “Antes de prescrever fazemos um eletrocardiograma, para ver se ele não tem prolongamento do intervalo QT (doença genética no coração), e aí se o paciente não tiver contraindicação no uso da cloroquina, a gente prescreve sim”, relatou.

Médica Nara Laís, coordenadora da UTI Covid

A médica informou ainda que a cloroquina é prescrita, salvo contraindicações, como já mencionado, em pacientes com sintomas leves, moderados e graves da Covid-19.

A cloroquina, remédio que passou ao centro das atenções no cenário nacional desde que a pandemia chegou ao Brasil, já era utilizado no tratamento da malária e de pacientes com doenças autoimunes como a lúpus. Diversos estudos têm sido realizados sobre a eficácia desse medicamento no combate ao coronavírus.

Segundo o coordenador da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Picos, Robsoncley Viana, o Ministério da Saúde ainda não padronizou o medicamento, no entanto, diversos Conselhos Regionais de Medicina, inclusive o do Piauí, o tem prescrito em pacientes com coronavírus.

A sua distribuição tem acontecido através do Governo do Estado chegando até os Hospitais Regionais, caso esse de Picos.

Fonte: Boletim do Sertão

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos