16/Apr/2024
Terça-Feira - 16 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

MASSAPÊ: Secretário anuncia que ano letivo será retomado em maio, de forma remota

Por: Roberto - 18/05/2020

PPN-IMG-464d181319ea90857b7f.jpg

O ano letivo na Rede Pública Municipal de Ensino de Massapê do Piauí será retomado ainda neste mês de maio, inicialmente, de forma remota. A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira, 18 de maio, pelo secretário de Educação, José Leonel Lopes de Carvalho.

Segundo o gestor, o ano letivo de 2020 foi iniciado com a formação dos docentes e o planejamento escolar, mas as aulas não chegaram a ser iniciadas por conta das chuvas, que danificaram as estradas, causaram a cheia de rios e impossibilitaram o transporte de alunos da zona rural para os núcleos escolares.

Outro fator está relacionado à saúde pública, a pandemia do Covid-19, novo coronavírus, que proíbe a aglomeração de pessoas como medida preventiva à disseminação do vírus entre as pessoas.  

“Diante dessas duas situações, não foi possível o início das aulas.  Tivemos que buscar novas estratégias e reformular o calendário letivo, que será retomado ainda no mês de maio e se estenderá até dezembro”, explicou o secretário.

Seundo informou Leonel, o primeiro semestre, no período entre os meses de maio e setembro, ocorrerá de forma remota, através de atividades pedagógicas não presenciais, que serão enviadas aos alunos para serem realizadas em casa. “O segundo semestre será de setembro a dezembro, e caso as determinações legais permitam, poderá acontecer de forma presencial. Incluímos, também, todos os sábados como dias letivos, como forma de repor o período que ficou parado”, pontuou.

As atividades estão sendo preparadas pelos professores e enviadas para as escolas, e depois de impressas, serão distribuídas para os alunos. O início da distribuição está prevista para o dia 20 de maio.

As famílias que residem até 3 km da escola, deverão procurar a escola onde o aluno está matriculado, de acordo com o cronograma de distribuição, para pegar as atividades. Já as famílias que moram mais de 3 km da escola, a equipe da Secretaria Municipal de Educação vai fornecer transporte e motoristas para fazer a entrega nas casas.

“Os alunos terão o período de um mês para fazer as atividades, e em seguida, os motoristas da Educação passarão recolhendo as atividades e entregando novas. No caso das famílias que moram até 3 km da escola, estes devem levar a atividade realizada pelo aluno até a escola e buscar as novas atividades”, explicou o secretário.

Para garantir a retomada do ano letivo com segurança para os profissionais da Educação e para a população, a Secretaria Municipal de Educação está fornecendo equipamentos de proteção individual para as escolas e para o pessoal de apoio, que vai ajudar na distribuição das atividades.

Leonel salientou que a participação da família será de suma importância na definição dos horários de estudos, no acompanhamento e apoio aos filhos na realização das tarefas.

O gestor da Educação informou que o município optou por não usar plataformas digitais, considerando que cerca de 70% dos alunos não tem internet em condições de receber e enviar atividades.  “Então, a forma de contato entre os professores e os alunos ou as famílias para orientação será por grupos de whatsapp, pois o aplicativo é o mais popular e com maior alcance no município”, disse.

Para os alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental, nos anos iniciais, serão criados grupos de whatsapp com os pais para orientação. Para os alunos de anos finais, serão criados grupos só com os próprios alunos, com base no nível de compreensão e manuseio dos recursos.

 

Fonte: Ascom

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos