06/Aug/2020
Quinta-Feira - 06 de Agosto de 2020
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

Saúde de Massapê realiza busca ativa ao coronavírus e testa pessoas que tem maior contato com a população

Por: Roberto - 21/07/2020

PPN-IMG-0bc40f5b9f5a67e2d7cc.jpg

O município de Massapê do Piauí aderiu ao Busca Ativa, programa de combate à proliferação da Covid-19 e, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem implementado as ações para identificar pessoas que possam estar contaminadas pelo novo coronavírus.

O programa é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com os municípios, como uma medida estratégica emergencial de enfrentamento e combate à grave crise de saúde pública causada pela pandemia da Covid-19.

A enfermeira Claudete Batista, coordenadora da Rede de Atenção Básica, explica que o rastreamento é feito com a realização de testes para a Covid-19 em uma população considerada estratégica, considerando o grau de vulnerabilidade de contato com o vírus, por atuarem em áreas de relacionamento direto com muitas pessoas. “Começamos a Busca Ativa testando os profissionais de Saúde, depois os vereadores, os frentistas, funcionários do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e os comerciantes”, disse.

Todos os testes realizados na Busca Ativa tiveram resultado negativo para a Covid-19. Até o último Boletim Epidemiológico, datado desta segunda-feira, 20 de julho, o município já havia realizado 176 testes rápidos.

O Busca Ativa é uma nova modalidade de monitoramento da doença. De acordo com a secretária de Saúde, Deliany Cavalcanti, a intenção é rastrear o vírus e identificar se existem pessoas contaminadas e sem apresentar sintomas, como também, oferecer uma maior segurança em saúde para as pessoas que trabalham mantendo contato com o povo.

“Por exemplo, nós precisamos estar seguros de que os profissionais que atuam na Saúde, na linha de enfrentamento à Covid-19, estão livres da doença e aptos a continuarem nessa luta. Felizmente todos os resultados foram negativos. Agora é manter todos os cuidados preventivos”, disse a gestora.

Atualmente, Massapê do Piauí possui apenas um caso positivo identificado e registrado no próprio município. O paciente, do sexo masculino, foi identificado no dia 16 de junho, por meio do teste rápido. O paciente foi atendido, medicado e realizou o tratamento em isolamento domiciliar e já está curado. Um segundo caso chegou a ser notificado para o município no mapa do Piauí, mas se tratava de uma paciente que, embora tenha origens familiares no município de Massapê, atualmente reside em Teresina, e o cadastro do Cartão do SUS ainda consta o endereço de Massapê.

        Fonte: Ascom

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos