28/Mar/2024
Quinta-Feira - 28 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Geral

Saque do auxílio emergencial pode ser feito até 90 dias após crédito em conta

Por: Roberto - 26/11/2020

PPN-IMG-831c47d892e030a59091.jpg

O auxílio emergencial pago devido à pandemia da Covid-19 termina em dezembro. Em entrevista ao Notícia da Manhã, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Jonathan Valença, esclareceu dúvidas dos beneficiários na reta final do calendário de pagamento.

Ele explica que parte da dúvidas sobre a situação do benefício podem ser esclarecidas preenchendo dados pessoais no site consultaauxilio.dataprev.gov.br.

DÚVIDAS FREQUENTES DOS BENEFICIÁRIOS

BENEFICIÁRIOS QUE SÓ RECEBERAM DUAS PARCELAS DE R$ 600 E O CADASTRO AGORA ESTÁ EM ATUALIZAÇÃO HÁ MESES?

– A análise é feita pelo Ministério da Cidadania através da Dataprev. A orientação é consultar a situação através do site consultaauxilio.dataprev.gov.br. Se tiver realizado várias consultas aparecerá o motivo do beneficiário não sido contemplado.

“Às vezes, a pessoa não tem uma renda formal e acha que só por isso pode ter o auxílio. Mas se ela tiver uma renda informal que supere a regra do auxílio e o Governo tenha essa informação, a pessoa também para de receber”, explica Jonathan Valença.

BENEFICIÁRIO QUE RECEBEU PARCELAS DO SEGURO DESEMPREGO ATÉ 02 DE JULHO E, EM SEGUIDA, DEU ENTRADA NO AUXÍLIO EMERGENCIAL?

– A orientação é consultar o site consultaauxilio.dataprev.gov.br. “Ele tendo direito e o Governo reconhecendo isso, a Caixa fará o pagamento sem nenhum problema. Caso ele não seja reconhecido como beneficiário e queira recorrer, pode entrar em contato com o Ministério da Cidadania através do site cidadania.gov.br. Através do ‘Fale Conosco’ ele poderá contar sua história. Não tem um prazo fechado. O fato é que só têm 38 mil pessoas de nesta situação”, explica o superintendente.

O BENEFICIÁRIO PODE IR A QUALQUER AGÊNCIA CADASTRAR UM NOVO NÚMERO DE TELEFONE?

– Sim. “Não precisa madrugar na agência, não há limitação de senhas. Todo mundo que chega entre 8h e 13h será atendido”, orienta Valença.

FGTS EMERGENCIAL AINDA PODE SER SACADO?

-Sim. “Todos os trabalhadores já tiveram seus créditos nas contas digitais e podem movimentar através do aplicativo Caixa Tem. Tem gente que ainda não sacou e pode fazer essa movimentação. O pagamento do FGTS fica na conta até o final de dezembro, se o trabalhador não sacar, volta para a conta de FGTS”, reitera o  superintendente.

ATÉ QUANDO PODE SER SACADA A PARCELA DO AUXÍLIO? 

– O beneficiário tem 90 dias para sacar a parcela. Por exemplo, se a parcela foi creditada em  dezembro, a pessoa poderá responder até meados de março.

QUEM NÃO CONSEGUIU ACESSAR O CAIXA TEM. O DINHERO FICA NA CONTA DIGITAL OU VOLTA PARA O GOVERNO FEDERAL. 

– O dinheiro fica na conta digital durante 90 dias. “Passou dos 90, o dinheiro volta para o Governo Federal”, explica Jonathan Valença.

FONTE: Cidade Verde

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos