28/Mar/2024
Quinta-Feira - 28 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Geral

Ser(tão) – VIDAS E CORES| Artesãs de Várzea Queimada são tema de livro-reportagem

A autora do livro se define como Jornalista de formação, às vezes fotógrafa, produtora de eventos, designer e curiosa do mundo das artes.

Por: Roberto - 02/12/2020

PPN-IMG-7646f1cbcea115edd51d.jpg

Com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2021, o livro “Ser(tão) – VIDAS E CORES” da jornalista recifense Bia Chaves, dispõe de fotografias e histórias de personagens marcantes como de artesãs que fazem parte da AMVQ – Associação de Mulheres Artesãs de Várzea Queimada, comunidade localizada a 27km do município de Jaicós, referência na produção de peças artesanais a partir da tradição deixada pelos antepassados de usar a palha da carnaúba para fazer artesanato.

A autora do livro se define como Jornalista de formação, às vezes fotógrafa, produtora de eventos, designer e curiosa do mundo das artes. “Apaixonada pelo Sertão, por fotografia e por gente, juntei essas três paixões e aqui nasceu esse livro Ser(tão) – VIDAS E CORES. Nasci em uma família de muitos, casa cheia e coração maior ainda. Foi em São Paulo que comecei a valorizar ainda mais o olho no olho, o abraço e a saudade tamanha dos meus”, relata.

A jornalista explica que a intenção desta obra é trazer para quem não conhece o sertão sensações reais em forma, texturas, olhares e prosas, o que esse povo é, quem são essas mulheres e revelar a força que elas têm. “E se você ainda não conhece, mas tem vontade de conhecer, se achegue. Convido você a testemunhar tudo o que eu vi e vivenciei nessa andança”, reforça.

Bia Chaves nasceu em Recife, mas a sua família paterna é da cidade de Jaicós. “Eu sou da família Reis e cresci vindo para Jaicós. Por isso resolvi fazer o meu TCC voltado para o Sertão, pelo afeto e pelo amor que tenho por essa região”, disse.

O LIVRO

Ser(tão) – VIDAS E CORES o livro dispõe de fotografias e histórias de personagens marcantes como das artesãs: Silvana, Marcilene, Maria Pia, Simone, Jaiane e Inês que fazem parte da AMVQ (Associação de Mulheres Artesãs de Várzea Queimada), mulheres fortes, corajosas que tem a palha e o pneu como obra prima do seu meio de sobrevivência. No livro você encontra também curiosidades, mitos, ritos, e histórias de moradores ilustres como: Zé Zeferino, Luíza, João da Cruz, Seu Francisco, entre outros. Localizado no sertão piauiense, Várzea Queimada tem 900 habitantes e o curioso é que lá reside apenas 2 famílias, isso mesmo, 2 famílias.

LANÇAMENTO

Ser(tão) – VIDAS E CORES será publicado pela Chiado Books no primeiro semestre de 2021. A obra estará disponível nas seguintes redes:

ChiadoBooks.com

LivrariaCultura.com.br

Travessa.com.br

Saraiva.com.br

MartinsFontesPaulista.com.br

 Encomendas em redes livreiras:

A Obra poderá ser encomendada ao balcão de qualquer livrarias destas redes:

Livrarias Cultura

Livrarias Saraiva

Livrarias Travessa

PRÉ-VENDA

A pré-venda do livro já está disponível no site do Catarse.

O catarse é um site de financiamento coletivo. Lá você pode apoiar financeiramente o livro. Dentre as diversas vantagens, você tem um preço diferenciado, acesso a algumas recompensas, brindes exclusivos e comodidade no recebimento do produto antes mesmo dele chegar nas livrarias! Tudo isso de forma 100% segura.

Site do Catarse (PRÉ-VENDA):

https://www.catarse.me/sertao_vidasecores

Se quiser saber mais ou conversar com Bia Chaves sobre o projeto, basta encontrá-la no Instagram: @biachavesr ou @sertao_livro.

 

Fonte: Portalnoticiei

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos