28/Mar/2024
Quinta-Feira - 28 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Geral

Ex-procurador-geral Antônio Gonçalves Vieira morre de Covid-19

Por: Roberto - 02/12/2020

PPN-IMG-9a6a2a8382082f1aa457.jpg

Procurador geral de Justiça por dois mandatos,  Antônio Gonçalves Vieira, de 71 anos, morreu, na tarde de quarta-feira (2) em decorrência de  complicações da Covid-19. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular em São Paulo.

Antônio Gonçalves Vieira nasceu no município de Castelo do Piauí, em 13 de agosto de 1949. Formou-se no curso de Bacharelado em Direito, pela Universidade Federal do Piauí. Ingressou na carreira ministerial através de concurso público de provas e títulos no ano de 1981 assumindo o cargo de Promotor de Justiça Adjunto da 16ª. Zona Judiciária em São Raimundo Nonato. Antes Dr. Viera, como é conhecido, foi Policial Rodoviário Federal.

  Antônio Gonçalves Vieira morreu vítima da Covid-19 em São Paulo - Foto: Divulgação

Como Promotor de Justiça atuou, com afinco, nas comarcas de Miguel Alves, União, Batalha, Porto, Beneditinos, Luzilândia, Oeiras, São João do PI, Altos, dentre outras. Em 1987 foi promovido por antiguidade para a comarca de Teresina, 6ª Vara Cível.  Em 1991 foi designado pelo então Procurador-Geral de Justiça , José de Oliveira Lins, para exercer o cargo de Chefe de Gabinete da PGJ. No mesmo ano foi promovido, por merecimento, ao cargo de Procurador de Justiça. Em 1993 foi Procurador-Geral de Justiça do MP-PI. Em 1997 foi Corregedor-Geral do Ministério Público.

Em 2010, foi escolhido  para procurador geral de Justiça do Piauí para um mandato de dois anos, nomeado pelo ex-governador Wilson Martins.

Associação do MP  lamenta morte do procurador Antônio Gonçalves 

A Associac?a?o Piauiense do Ministe?rio Pu?blico (APMP) lamentou, em nota, com profundo pesar, a morte, na  quarta-feira (2), procurador de Justic?a Anto?nio Gonc?alves Vieira. 

Procurador-Geral de Justic?a do Piaui? por dois mandatos, corregedor-geral do Ministério Público por dois mandatos, presidente da APMP por quatro mandatos, tento sido fundador da nossa Associação, Anto?nio Gonc?alves Vieira foi Promotor e Procurador de Justic?a de notoriedade, tendo ingressado no Ministério Público em 1980 e, segundo a entidade,  construi?do uma brilhante e irretocável carreira, deixando, ao longo desses 40 anos de dedicação e amor pelo MP, grande legado para a instituição e para o engrandecimento classe ministerial piauiense. 

"Deixou esposa e três filhos. Diante dessa inestima?vel perda, a APMP se solidariza a? fami?lia e amigos de Dr. Vieira, rogando para que encontrem resignac?a?o e resilie?ncia, nesse momento de dor e tristeza", diz a nota assinada pela diretoria da APMP.

Ministério Público do Piauí diz que procurador Antônio Gonçalves Vieira era patrimônio da instituição

Informando que é com imenso e profundo pesar, o Ministério Público do Estado do Piauí comunicou a morte, em decorrência de complicações de Covid-19,  do procurador de Justiça Antônio Gonçalves Vieira, segundo decano entre os integrantes da instituição.

"Patrimônio da história do parquet piauiense, profissional de excelência, querido e admirado entre seus pares e junto à sociedade", diz a nota do Ministério Público Estadual.

Durante sua profícua e dedicada carreira, exerceu por duas vezes o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Estado do Piauí, tendo conquistado diversos avanços para a instituição, entre elas a aquisição da atual sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em 1993. Por sua iniciativa, foi promulgada a Lei Complementar nº 12/1993, a atual lei orgânica do Ministério Público. Atuou diligentemente nos trabalhos da Constituinte de 1988, na construção do novo perfil constitucional do Ministério Público brasileiro, e engajou-se na luta pela isonomia entre a magistratura e a carreira ministerial. Teve atuação decisiva no processo de valorização do orçamento do MPPI, inclusive no atual exercício. Exerceu por quatro vezes a presidência da Associação Piauiense do Ministério Público. Por seu vasto conhecimento histórico, presidiu a Comissão de Memória Institucional do MPPI, que coordenou a inauguração do Memorial.

A nota do MPE diz que o Procurador de Justiça Antônio Gonçalves Vieira construiu um valoroso e significativo legado. Foi um líder atencioso, trabalhador, competente, ético e inspirador durante os seus 39 anos de carreira ministerial, tendo conquistado admiração e respeito por onde passou.

A Procuradoria-Geral de Justiça decretou luto oficial de três dias em homenagem à sua memória, e  suspendeu  todos os eventos e festividades, assim com as demais atividades institucionais.

"Nossa solidariedade à família enlutada e a todos os integrantes do Ministério Público do Estado do Piauí e que tiveram o privilégio da sua convivência e aprendizado. Que neste momento de dor, possamos nos unir ainda mais em torno da memória de trabalho, dedicação e coragem que Dr. Vieira nos legou, e que honramos e agradecemos", diz a nota da Procuradoria Geral de Justiça do Piauí 

O Procurador de Justiça Antônio Gonçalves Vieira presidiu a Comissão de Memória Institucional

Em sessão virtual do Colégio de Procuradores de Justiça, em 2020

 

meionorte

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos