27/Feb/2021
Sábado - 27 de Fevereiro de 2021
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Entretenimento

Depois de 13 anos lutando e quase desacreditado, Tarcísio do Acordeon estourou em um ano diferente. Confira!

Por: Roberto - 22/12/2020

PPN-IMG-cbaa9774ff29b62a4b76.jpg

Tarcísio do Acordeon. Eu confesso, até metade de 2020 eu não sabia direito quem era o compositor, sanfoneiro e cantor que hoje é uma das maiores referências do Nordeste. E talvez muita gente também não o conhecesse, já que ele fazia muito mais shows locais e ainda não havia estourado desse jeito. Agora, em dezembro do mesmo ano, com uma pandemia que mudou tudo no mundo, é difícil você achar qualquer forrozeiro que não saiba quem é ou não tenha escutado uma das músicas de Tarcísio. Uma explosão em alguns meses que promete durar por muitos anos.

Antes de falar sobre o começo do ano ou sobre outros anos da carreira de Tarcísio, a gente chega em um dos ápices dele. Nesta penúltima semana de 2020, o Spotify divulgou a lista de CDs estreantes mais ouvidos em todo o mundo durante o período de uma semana, e em meio a artistas internacionais, o único brasileiro é Tarcísio. O artista ocupou a sétima posição mundial. A matéria está sendo feita no dia 22/12/2020 e neste dia Tarcísio ainda ocupa o terceiro lugar entre as músicas mais ouvidas do Spotify no Brasil, com Meia-noite, além de liderar o mesmo ranking no Deezer. Aqui no Sua Música o seu novo CD tem mais de meio milhão de downloads e quase um milhão e plays por dia. Atualmente ele ocupa a primeira posição dos mais baixados e ouvidos do mês. São 12 milhões de plays. Clique no botão abaixo para fazer o download do CD.

(Reprodução/Instagram @tarcisiodoacordeon)

Muita gente pode falar que "do nada" Tarcísio explodiu e fez sucesso, mas para ser do nada, ele precisaria não ter uma longa trajetória antes disso. Antes de 2020 ele passou os últimos cinco anos tocando em bares e fazendo pequenos shows, antes disso foram mais oito anos apenas como músico de outras bandas, até este momento em que sua carreira deu uma verdadeira virada.

"Eu sempre fui um sonhador, sempre acreditei em mim e nas minhas músicas, mas já tinha uma carreira solo de quase cinco anos, tocando em bar e em botecos, também tive oito anos em bandas de forró como músico acompanhante, tocando para os outros. Chega um tempo em que a gente vai ficando um tanto desacreditado, mas Deus sempre teve propósitos para mim e hoje eu tô provando isso. Eu não imaginava tomar essa proporção, meus planos nunca foram maiores do que o que eu podia, mas Deus abençoou me colocando em uma empresa séria, ao lado de pessoas leais e verdadeiras e que hoje se tornaram minha família dentro e fora dos palcos. Em janeiro, iniciei o ano e eu não sonhava com nada disso. Tudo aconteceu de forma rápida e eu comecei a voltar acreditar que tudo poderia ser realidade", comentou Tarcísio em entrevista para o Sua Música.

O mais interessante na carreira de Tarcísio é que ele estourou em um dos anos mais atípicos das últimas décadas. Foram poucos os shows feitos pelo artista em 2020 e, apesar de ter feito alguns em estados que já haviam liberado os eventos, ele não pôde sentir o tamanho do sucesso também fora das redes sociais, já que os números mostram que ele se tornou um fenômeno pelo Nordeste.

Também é bem interessante ver que o cearense passou os últimos anos bem longe da sua região, pois morou mais de uma década em São Paulo. Agora ele é  um dos principais nomes do Forró no Nordeste.

"2020 foi o ano do inesperado, tudo para mim foi novidade, depois de quase 12 anos morando em São Paulo, ter recebido o convite para voltar ao Nordeste com um projeto novo me abriu muitas portas. Apesar dos momentos que vivemos, eu consegui dar um salto na minha carreira, e isso longe dos palcos. Deus tem um propósito para tudo, e se tudo isso aconteceu dessa forma, é porque era preciso. Apesar dos pesares, 2020 foi um ano muito bom para mim, e tenho certeza que o tudo que plantei em 2020 irei colhei em 2021.", falou o sanfoneiro.

O ano tem um primeiro ponto de partida: A música Nêga. Foi ela que fez a vida de Tarcísio mudar. Com ela, ele ficou entre os artistas mais tocados do país pela primeira vez, assim como estourou completamente aqui no Sua Música e chegamos a ver nomes como Xand Avião e Wesley Safadão cantando a música na live Tamo Junto.

Naquele primeiro momento a música já estava basicamente em todos os repertórios dos grandes artistas do gênero, Tarcísio começava a receber vários convites para participações especiais e seu nome já era tratado como forte e como uma grande revelação do Forró. A música foi lançada junto com um CD que dizia exatamente o que ele era: A nova cara das vaquejadas. Atualmente o CD tem quase 36 milhões de plays e além de Nêga, músicas como Amar sem ser amado, Obsessão, Jogo do desprezo e muitas outras fizeram sucesso. Há algum tempo não víamos um CD inteiro estourar e não apenas uma música.

Um ponto do ano que mostrou não só que ele estava estourado, mas que ele tinha um grande talento, foi a live especial de Piseiro no São João de Todos, festival online realizado aqui no Sua Música. Tarcísio do Acordeon era um nome desconhecido da maioria das pessoas naquela live e ficou responsável por fechar o dia de shows, que terminou bem depois do horário programado, pois além de ter carregado uma grande audiência, o público pediu várias vezes para que não encerrasse, fazendo a live durar bem mais do que o planejado. O detalhe é que a maioria das pessoas que pediam mais tempo de live não conheciam o cantor antes da transmissão.

Se neste momento Tarcísio era uma revelação, depois de tanto sucesso ele acabou virando uma referência no Forró de Vaquejada. Enquanto o Piseiro está muito em alta, poucos nomes continuaram fortes no Forró de Vaquejada e Tarcísio foi um que entrou para este time. Vale lembrar que ele tem uma história com o esporte, já que também chegou a correr boi em algumas ocasiões.

"A vaquejada é um esporte popular que graças a Deus só cresce no Brasil, eu sempre fui fã de vaquejada, tanto do esporte e das corridas, como das músicas. Sempre tive como referência cantores como Kara Veia, Vavá Machado e Léo Costa, Delmiro Barros e tantos outros artistas do gênero. Acredito que crescer ouvindo tudo isso me fez ter essa identidade também, essa referência no ritmo, e isso me deixa muito feliz, pois cantar o amor, a vida de gado, a vida de campo e a história do nordestino é o que eu mais gosto e o que mais sei fazer nessa vida!", disse Tarcísio.

Nos meses seguintes o cantor aproveitou todo o sucesso conquistado com o primeiro trabalho e como já falamos lá em cima, está aproveitando um sucesso ainda maior com o novo CD. Mais uma vez ele não estourou apenas uma música, mas um repertório recheado de faixas que todos os fãs acabam curtindo.

"O repertório é a alma de tudo, é importante ter um repertório em que as músicas toquem o que as pessoas querem ouvir, o que elas estão vivendo e eu faço muita música assim, eu gosto de falar de amor, de falar de realidade, de cantar como se eu tivesse conversando para meu público. Ser cantor é um dom, mas ser compositor é uma dádiva, isso influencia 100% na sintonia com o público. Eu vejo as histórias que amigos contam e tudo vira música, isso é um grande diferencial.", explicou Tarcísio. Nas redes sociais muitos fãs dizem que o repertório é um dos grandes diferenciais do artista.

Tarcísio estourou neste ano complicado e ainda não pôde ver de verdade o tamanho do seu sucesso fora das redes sociais. Ele já conheceu novos estados e já se apresentou em alguns lugares, mas nada comparado a uma agenda lotada de shows em várias cidades e estados diferentes pelo Nordeste. A expectativa é de que, em algum momento, as coisas possam se normalizar em 2021 e que assim ele possa ter uma verdadeira noção do tamanho do seu ano de 2020.

"Graças a Deus, nessa reta final de 2020, consegui fazer alguns shows, conhecer novos estados e sentir um pouco do calor das pessoas. É muito importante para mim estar acompanhando meus fãs, cantar para eles e isso é apenas 1% do que desejo fazer de shows de hoje para frente. Tenho certeza que 2021 será um ano abençoado, e com a chegada dessa vacina, vamos poder voltar a nos divertir, trabalhar e vou fazer o que mais amo, que é cantar e levar alegria em forma de música para as pessoas.", finalizou o cantor.

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos