29/Mar/2024
Sexta-Feira - 29 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Concursos

UFPI oferta 2888 vagas para ingresso via SISU

As vagas são para os campi de Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus

Por: Roberto - 31/03/2021

PPN-IMG-e96e6af2ee07028f0a60.jpg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) divulgou o Edital de Seleção para 66 cursos de graduação presenciais nos campi de Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus, para ingresso via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). São oferecidas 2.888 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2021. Metade das vagas é reservada ao acesso de cotistas.

A distribuição detalhada das vagas por curso e campus está informada no Termo de Adesão, assinado em 12 de fevereiro de 2021, que traz ainda informações sobre turnos, semestre de ingresso, modalidades de concorrência, além de pesos e notas mínimas estabelecidas pela UFPI para cada curso e turno.

Exceto para os Curso de Letras-Libras e Artes, que também utilizam a nota do Enem, mas que possuem editais próprios lançados pela Copese, a UFPI distribui a totalidade das vagas de seus cursos via SISU, com entradas em ambos os semestres, não sendo permitido ao candidato escolher em qual semestre ingressar na Instituição. O chamamento dos aprovados será realizado por ordem de classificação dentro de cada uma das modalidades de concorrência.

Cotas

Conforme determina a Lei nº 12.711/2012, 50% das vagas ofertadas via SISU, ou seja, 1444 vagas, são destinadas a candidatos que estudaram, pelo menos, todo o ensino médio na rede pública. A partir dessa condição, há vagas reservadas a candidatos cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo; autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; e pessoas com deficiência - desde que também tenham cursado todo o ensino médio em colégio público.

Obrigatoriamente, candidatos autodeclarados pretos ou pardos ou indígenas passarão por procedimento de heteroidentificação, que consiste em uma análise a ser realizada pela Comissão de Validação de Autodeclaração Étnico-racial. O candidato que não atender aos procedimentos previstos será considerado desistente.

O candidato que pretende preencher vaga facultada à pessoa com deficiência, conforme a Lei n°13.409/2016, deverá passar por avaliações para comprovar a deficiência, sob responsabilidade de comissão supervisionada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC/UFPI). O cronograma das etapas relativas ao preenchimento das vagas das cotas está previsto para ser divulgado em 1º de abril no site da Universidade.

Inscrições

As inscrições ao SISU 1º/2021 ocorrem de 6 a 9 de abril, no site exclusivo https://sisu.mec.gov.br/, mantido pelo Ministério da Educação (MEC). Para participar, o candidato precisa ter realizado a prova do Enem Impresso ou Digital 2020, obtido nota superior a zero na prova de Redação, e não tenha feito o teste como treineiro.

O resultado da chamada única da primeira edição de 2021 do seletivo do SISU será publicado no dia 13 de abril.

Lista de Espera

As vagas não ocupadas na chamada regular do SiSU primeira edição de 2021 serão preenchidas com a utilização da lista de espera disponibilizada pelo SiSU, em sucessivas convocações posteriores, por meio de Edital divulgado na página eletrônica da UFPI (www.ufpi.br/matriculagraduacao).

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos