29/Mar/2024
Sexta-Feira - 29 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Geral

Firmino Filho é sepultado sob forte comoção em Teresina; assista!

Por: Roberto - 07/04/2021

PPN-IMG-eadf5e6a6ae5b1bdb156.jpg

O ex-prefeito Firmino Filho, de 57 anos, foi sepultado no cemitério Recanto da Saudade no fim da tarde desta quarta-feira (07), sob forte comoção de familiares, amigos e políticos do Piauí. O momento foi marcado por muitas homenagens ao ex-gestor de Teresina. A Rede Meio Norte fez a transmissão completa do último adeus de Firmino.  

Ao longo do dia foram realizadas diversas solenidades de despedida de Firmino, desde o cortejo do corpo em veículo do Corpo de Bombeiros por diversas zonas da cidade à missas junto aos familiares, admiradores do político e diversas autoridades do Piauí. A Prefeitura de Teresina decretou luto oficial de três dias e Doutor Pessoa cancelou ainda toda sua agenda administrativa para o resto da semana.

Firmino Filho é sepultado sob forte comoção em Teresina

Crédito: Raissa Morais/ Portal Meio Norte

Aliados reconhecem a força do político para a capital. “Firmino trabalhou vivendo e conhecendo a cidade. Ele lutou pela cidade. Ele viveu dia após dia por Teresina. O maior prefeito que as cidades do Brasil poderia ter, e o maior gestor público de Teresina e do Piauí. Ele trabalhou como um monstro para salvar Teresina e ter menos mortes, e assim o fez. É um legado inestimável”, disse o vereador Evandro Hidd.  

“Eu tenho dito que o legado de Firmino é de amor e dedicação. Padre Tony disse que daria o título de cuidador e é exatamente isso. Não é só o sentimento, são os atos dele”, considera Francisco Canindé, ex-secretário municipal.

Para Amparo Salmito, gerente da Fundação Municipal de Saúde (FMS(, é um tristeza sem fim. “O Firmino estudava perspectivas. Tanto que o governador de São Paulo reconheceu isso. Ele fundou o COE e nos convocava quase todos os dias. Ele era um grande coordenador no combate à pandemia. Ele foi o protagonista”, reitera. 

“O maior legado que entendo do prefeito Firmino Filho foi a dedicação pela cidade, principalmente os mais necessitados. Acho que Teresina é a cara dele, não tem como andar aqui e não vê-lo. Ele tinha uma equipe muito agregada que trabalhava”, disse Oriana Bezerra, gerente de zoonoses da FMS.

Bastante emocionado, o ex-candidato à Prefeitura de Teresina, Kleber Montezuma, falou que Firmino era um ser humano que em todas atividades queria sempre o bem e o melhor para as pessoas. 

“Ele dedicou a vida dele para isso, querendo o bem para as pessoas. Firmino tinha uma frase que ele dizia que se a gente quisesse saber como será  a humanidade no futuro, era preciso olhar o que estava sendo feito no presente. Ele cuidou das crianças para que elas pudessem ter um futuro melhor. Ele fez isso mostrando um bom exemplo para todos nós. Em todas as suas atividades ele estava presente como ser humano. Por isso ele queria o melhor para as pessoas. Esse é o grande legado e o que fica na memória do povo de Teresina”, completa. 

Kleber Montezuma fala sobre legado de Firmino Filho (Foto: Raissa Morais)

Kleber Montezuma fala sobre legado de Firmino Filho (Foto: Raissa Morais)

Firmino Filho morre aos 57 anos em Teresina

O ex-prefeito morreu após cair do 14° andar do edifício Manhattan River Center, na Avenida Arêa Leão, na Zona Leste de Teresina, na tarde desta terça-feira (06). Firmino Filho teria ido ao seu escritório no prédio onde funciona o Tribunal de Contas da União (TCU). Minutos depois, as pessoas já viram o corpo estendido na calçada do lugar. 

A filha do ex-prefeito, Bárbara Silveira, foi ao local e fez o reconhecimento do corpo. O médico legista Antônio Nunes Pereira, diretor geral do Departamento de Polícia Técnica e Científica, falou com a imprensa sobre os próximos passos da necropsia que sairá em 10 dias. 

Ex-prefeito Firmino Filho morre aos 57 anos em Teresina

Crédito: Raissa Morais/ Portal Meio Norte

Lucy Soares fala sobre legado do ex-gestor

A deputada Lucy Soares, viúva do ex-prefeito Firmino Filho, falou com a imprensa durante o cortejo na manhã de hoje. “É um momento só de silêncio, é uma homenagem muito linda, mas não vai trazer ele de volta. Eu só quero agradecer toda a população teresinense, Teresina foi sempre muito gentil com Firmino, ele vai continuar sendo o eterno prefeito. Teresina continua em frente, firme e forte, vamos continuar com o legado dele”, disse.

Durante o velório, Lucy foi amparada por diversos políticos do Piauí que se fizeram presentes no local, como o governador Wellington Dias, o Secretário Rafael Fonteles, o deputado Fábio Abreu e o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Sampaio. Ele foi visto dando um abraço demorado na viúva.

Perfil Político de Firmino Filho

Firmino da Silveira Soares Filho é um economista e político brasileiro expoente do PSDB no estado do Piauí. Foi prefeito de Teresina entre 1997 á 2004, no primeiro mandato.

Nascido em 16 de dezembro de 1963, foi eleito para o terceiro mandato em 2012, desta feita igualando-se em número de mandatos ao seu predecessor Raimundo Wall Ferraz e reeleito nas eleições de 2016[1] ainda no primeiro turno das eleições na capital piauiense.

É formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco e obteve mestrado na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Funcionário concursado do TCU e professor da Universidade Federal do Piauí.

Firmino Filho no início da carreira política (Foto: Arquivo MN)

Firmino Filho no início da carreira política (Foto: Arquivo MN)

Eleito presidente do diretório municipal do PSDB, renunciou ao cargo de secretário do município em 1996, para concorrer e ser eleito um dos mais jovens prefeitos de capitais do país, derrotando, em segundo turno, Alberto Silva do PMDB, considerado uma espécie de mito da política piauiense. Ainda em primeiro turno no ano 2000, tendo como vice-prefeito Marcos Silva, filho de seu adversário no pleito anterior, foi reeleito prefeito.

Firmino esteve entre os primeiros prefeitos de capitais eleitos pelo PSDB no Brasil. Em 1996, também foram eleitos os prefeitos das capitais Cuiabá, Goiânia e Vitória. No total, 910 prefeitos eleitos e 6.744 vereadores em todo o país naquele pleito.

Carreira política

1993: Assume a Secretaria Municipal de Finanças de Teresina, na gestão de Raimundo Wall Ferraz.

1996: O PSDB elege 910 prefeitos, 3 de capitais, sendo um deles Firmino. Aos 33 anos de idade é eleito prefeito da capital, derrotando Alberto Silva, no segundo turno.

2000: Firmino é reeleito prefeito em 2000, ainda no primeiro turno. Conseguiu altos índices na avaliação popular de sua gestão. Foi agraciado com o título Prefeito Amigo da Criança.

2006: candidata-se a Governador do Piauí em 2006, mas é derrotado numa disputa definida em primeiro turno, tendo como vitorioso daquele pleito o petista Wellington Dias, reeleito.

2008: Começa a reconstruir a carreira política e candidata-se a vereador. Eleito o vereador de Teresina com uma votação recorde em números absolutos, com cerca de 20 mil votos.

Firmino Filho

Crédito: Raissa Morais/ Portal Meio Norte

 

 

meionorte

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos