29/Mar/2024
Sexta-Feira - 29 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

Prefeitura de Massapê do Piauí faz entrega de UBAS ampliada e reformada para a população

Por: Roberto - 09/05/2021

PPN-IMG-1d6f8d0460b71f4e1777.jpg

Visando oferecer mais conforto e qualidade no atendimento, tanto para pacientes quanto para os profissionais, a Prefeitura de Massapê do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a reforma e ampliação da UBAS – Unidade Básica Avançada de Saúde José Joaquim de Morais.

As melhorias foram entregues à população na tarde desta sexta-feira, 07 de maio, durante uma solenidade de inauguração, que contou com a participação da autoridades municipais.  Em virtude da pandemia da Covid-19, a cerimônia inaugural foi restrita,  e pôde ser acompanhada pela população pela internet, através da página da Prefeitura de Massapê no Facebook.

O principal centro de saúde, que recebeu  uma reforma e  ampliação, ganhando novos  e melhores espaços de acolhimento e prestação de serviços,  foi executado com recursos próprios do município. Além da reforma do espaço que já existia, foi  construída uma nova ala,  com a oferta de  serviços do NASF, que tem três especialidades, a fisioterapia, a psicologia e a fonoaudiologia.

A secretária de Saúde,  Maria Lúcia Carvalho,  abriu a cerimônia de inauguração. "Sabemos que diante deste período de  pandemia, não podemos estar fazendo uma inauguração como desejaríamos e como a população merece, estando presente, participando visitando, conhecendo as instalações, mas decidimos  fazer essa simbologia para inaugurar, porque  entendemos a importância que é para o nosso município essa UBAS, que  agora está ainda melhor após a implantação dessas melhorias para bem atender todos aqueles que da unidade de saúde precisar [...]", disse.

Ela ainda frisou sobre a satisfação de entregar a melhoria, quando afirmou que a reforma é para melhor acolher e atender a população.  "Hoje é um dia muito satisfatório,  trabalhamos bastante nesses dias de reforma onde tivemos os serviços  limitados, mas foi para poder proporcionar esse melhoramento a toda a população, então  é com muita alegria,  que através desse momento viemos  apresentar a toda sociedade como ficou a nossa  nova UBAS,  que foi reformada, ampliada e mais equipada para melhorar a oferta do serviço a nossa população", disse.

A gestora informou que a unidade retoma os atendimentos a partir da próxima segunda-feira(10), com todos os serviços que já eram ofertados.  Ela ainda agradeceu a todos colaboradores, aos excelentes profissionais da unidade pelo empenho em deixar  a UBAS mais acolhedora bem como todos serviços relevantes prestados aos massapeenses e finalizou relatando sobre a pandemia e a importância de manter os cuidados preventivos, onde disse que é uma vitória o município não ter nenhum óbito de Covid.

O ex-vereador, Elder Morais, irmão do homenageado que leva o nome da UBAS, dentre outros pontos, relatou que fica muito feliz por ter o nome de seu irmão representado em  uma obra bem feita e digna de qualquer cidade[...]. "Massapê merece isso e muito mais, então juntos vamos buscar cada vez mais melhorias", acrescentou.

Ele ainda parabenizou a gestão e a população pelo importante benefício. "Massapê tem um espaço físico adequado para melhor atender o povo e tem também  os recursos humanos com diversos atendimentos feitos com excelentes profissionais", disse.

A vice-prefeita, Bruna Leal, que é uma profissional de saúde também se pronunciou. "Infelizmente agente vive um momento difícil e não podemos fazer como gostaríamos, estarmos reunidos com população, porque isso  aqui não é nosso, mas do povo. Mas fico  muito feliz e parabenizo Rivaldo e toda a equipe da nossa gestão por um trabalho tão importante,  onde temos um espaço para acolher bem, temos bons profissionais, a qual tenho propriedade para falar porque já trabalhei aqui, então conheço a realidade e já tinha uma estrutura muito boa e agora está muito melhor para atender a população", disse.

"A população ganha uma importante obra, resultado de uma gestão responsável e que busca a cada dia melhorar a assistência ao povo. Temos bons profissionais, uma boa estrutura e Massapê está em boas mãos, porque tem a assistência que merece  e com certeza estaremos todos nós trabalhando constantemente para  buscar melhorias, porque nosso povo merece e estamos aqui para isso, buscar o progresso de Massapê que já vinha acontecendo e vamos dar continuidade", pontou Bruna.

O líder político,  Francisco Epifânio de Carvalho Reis, o Chico Carvalho, disse que o momento é de muita alegria. "Apesar da pandemia e de não podermos estar com uma multidão mostrando como está a UBAS, a maravilha que ficou esse prédio, enfim  toda essa estrutura  que está colocada a disposição do povo de Massapê do Piauí, mas é uma alegria  estar entregando essa grande obra que começamos em nossa gestão e que o prefeito Rivaldo  concluiu no início de seu mandato", disse.

"Aqui temos um espaço maravilhoso, uma UBAS digna de Massapê, porque além do profissionalismo, da equipe competente que nós temos na saúde, é preciso ter um espaço adequado que dar prazer aos profissionais trabalharem e estarem todos os dias prestando relevantes serviços para a nossa população, então temos isso aqui, um espaço adequado, profissionais excelentes e o mais importante,  o amor que temos pela população de Massapê, o amor de servir, de tratar bem as pessoas, de acolher e de fazer esse trabalho humanizado, dando essa assistência que sempre demos e continua na gestão de Rivaldo e toda a nossa equipe, e, é isso que nos orgulha, ter essa assistência  no dia a dia  da saúde, bem como  de todas as áreas",  relatou Chico Carvalho.

O ex-prefeito, ainda reforçou a importância de todos tomarem todos os cuidados de prevenção contra a Covid e também manifestou a alegria pelo fato do município estar entre os três do estado sem óbito causado pela doença.  "Isso graças a esse trabalho que se fez desde o início, mas principalmente, a população que tem se cuidado e tem feito sua parte, e isso tem sido muito importante e mais ainda,  é a prova que nós massapeenses somos abençoados por Deus, pode ter certeza que isso é uma grande benção, então que cada um  continue se cuidando, e UBAS a partir de segunda-feira, estará com a equipe a  todo vapor, prontos para levar o melhor serviço a nossa população", finalizou.

O prefeito Rivaldo Carvalho, falou sobre a satisfação de entregar o centro de saúde a população.   "É uma satisfação enorme para nós como gestor e toda a equipe estarmos estregando a UBAS reformada ampliada, que melhor vai atender a população de nosso município e também  dar melhores condições de  trabalho para os profissionais que estão aqui no dia a dia atendendo as pessoas", frisou.

"Fizemos um esforço para que neste começo de gestão, concluísse esse serviço que já tinha iniciado na gestão do prefeito Chico Carvalho e agora terminamos e estamos entregando a nossa população, uma obra importante para o povo de nosso município. A UBAS está completa, com bastante espaço, onde também construído um galpão para todos os veículos da Secretaria de Saúde que estão aqui para servir a população que venha precisar desse serviço de transporte", explicou.

Rivaldo afirmou que está trabalhando para servir bem a população e agradeceu a todos os profissionais que atende a  pessoas e presta seu serviço com dedicação[...].  O gestou disse ainda que o município é abençoado por não registra óbito de covid, onde atualmente os com casos também estão controlados, momento que pediu cautela a população devido a situação da cidade vizinha Jaicós, que  está com muitos casos, quando informou que emitiu um novo decreto com medidas restritivas para evitar que o vírus se espalhe em Massapê.

Por fim, Rivaldo citou outras melhorias que estão e serão realizadas. "Estão sendo feitas a recuperação de todas as  estrada vicinais do município e  será pavimentada a Rua Epaminondas Coutinho, localizada por trás UBAS, uma obra em que os recursos foram  adquiridos pelo então prefeito Chico Carvalho e vamos executar em breve. Quero agradecer a Deus por esse momento e toda a equipe de gestão que vem a cada dia nos ajudando a enfrentar as dificuldades, onde aos poucos estamos superando os desafios e fazendo jus ao nosso slogan que é uma cidade melhor para viver", concluiu o gestor.

Após os pronunciamentos, as autoridades fizeram o corte da fita e o descerramento da placa, e em seguida percorreram todo prédio para conhecer as novas instalações da unidade de saúde.

A UBAS conta com sala de recepção, consultório médico, almoxarifado, sala de esterilização, sala de vacina, sala de acolhimento, consultório de enfermagem farmácia básica, sala de coordenação, sala de observação,  sala de coleta, sala de observação da Covid e ala do NASF com sala de fisioterapia, consultório I e II no NASF, sala de reunião,  além de cantina, lavanderia e na parte externa, um galpão para os veículos da Secretaria e um quarto para repouso dos plantonistas, e etc.

Participaram  do evento inaugural, o prefeito Rivaldo Carvalho, a primeira dama Lucileide Carvalho, o vice-prefeita, Bruna Leal, o líder político e ex-prefeito, Chico Carvalho e sua esposa Verônica Cavalcanti, a presidente da Câmara, Remédios Carvalho e seu esposa Reinaldo Carvalho, o vereadores Totonho Xavier, os secretários municipais Maria Lucia Carvalho (Saúde), Leonel Lopes(Educação), Nivaldo Carvalho, (Obras),  Fernanda Coutinho (Assistência Social),  Danilo Bezerra (Comunicação),  Francivaldo Reis ( Gestão),  Júnior Esmério (Meio Ambiente), Roberto Carvalho (Esportes), Fredy Lima ( Junta de Serviço Militar),  o controlador geral  Robervan Silva, os lideres políticos Elder Morais e José Juldavir, Didi, a coordenadora da UBAS, Claudete Batista e a diretora da unidade de saúde, Clemilda Carvalho, além da equipe de saúde da UBAS.

Veja também

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos