29/Mar/2024
Sexta-Feira - 29 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Saúde

Brasil recebe últimas 942 mil doses da vacina da Janssen doadas pelos EUA

Por: Roberto - 26/06/2021

PPN-IMG-13fcddcf133d3e071930.jpg

Chegou ao Brasil, na manhã deste sábado (26), o último lote com 942 mil doses da vacina da Janssen contra Covid-19, que vieram como doaçao dos EUA, atraves do consórcio Covax Facility. O envio completa os 3 milhões de imunizantes de acordo com o governo americano. A aeronave pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos às 6h29. 

Segundo  o Ministério da Saúde havia informado que as 3 milhões de doses doadas pelos Estados Unidos chegariam ao Brasil em um único voo. No entanto, a logística foi alterada e a pasta disse que o lote precisou ser fracionado por conta do peso. Por isso, foram enviadas 2,05 milhões de vacinas na sexta-feira (25) e outras 942 mil neste sábado.

Brasil recebe últimas 942 mil doses da vacina da Janssen doadas pelos EUA  - Foto: Ministério da Saúde

As 3 milhões de doses serão distribuídas em todas as unidades da federação. Na sexta, parte delas já foram enviadas para so Estados aos quais são os responsáveis pelas distribuiçãos aos municípios.

Como é aplicada?

A vacina da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, é aplicada em dose única. Ela pode ser armazenada por pelo menos 3 meses, em temperaturas de 2°C a 8°C, equivalente a geladeiras normais. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial do imunizante da Janssen no Brasil em 31 de março de 2021.

 Vacina da Johnson & Johnson contra covid-19 está sobre uma mesa em um local de vacinação no bairro de Staten Island, em Nova York — Foto: Mary Altaffer/AP Photo Vacina da Johnson & Johnson contra covid-19 está sobre uma mesa em um local de vacinação no bairro de Staten Island, em Nova York — Foto: Mary Altaffer/AP Photo

Janssen é a vacina desenvolvida pela divisão farmacêutica do grupo Johnson&Johnson, que leva o mesmo nome. O imunizante apresentou eficácia de 66% para os casos moderados a graves, e de 85% para os casos graves.

A eficácia mínima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Anvisa é de 50%. O imunizante usa a tecnologia de vetor viral e funcionou contra a variante da África do Sul, a mais contagiosa. A companhia diz ter o objetivo de fornecer 1 bilhão de doses da vacina em todo o mundo em 2021.

Por que os EUA enviou?

O foco dos EUA é combater a pandemia em todo o mundo, a doação, das 3 milhões de doses, ao Brasil é a maior já feita pelos americanos a qualquer país até agora. 

O principal assessor do presidente Joe Biden para a América Latina afirmou que a doação ao Brasil reflete "o foco dos EUA para combater a Covid numa das regiões mais afetadas pela pandemia". 

A Casa Branca deve compartilhar 55 milhões de vacinas em todo o mundo.

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos