28/Sep/2021
Terça-Feira - 28 de Setembro de 2021
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

Em Massapê, Educação capacita professores da Rede Municipal para uso da informática no ensino à distância

Por: Roberto - 08/07/2021

PPN-IMG-28720a3b7e9419a14535.jpg

Com a suspensão das aulas presenciais, como medida preventiva à transmissão do coronavírus na comunidade escolar, em caráter excepcional, as aulas passaram a acontecer de forma remota na rede pública e privada.  

Com isso, professores e alunos tiveram que aprender a lidar com o ensino à distância para integralização da carga horária das atividades pedagógicas. 

A mudança, no entanto, trouxe grandes desafios, e em pouco tempo, estratégias tiveram que ser adotadas por gestores, professores, pais e alunos, como o uso de ferramentas tecnológicas até então pouco utilizadas no ambiente escolar das pequenas cidades. 

A falta de habilidade de alguns professores para lidar com a tecnologia foi um dos desafios enfrentados. Considerando essa realidade, a Secretaria de Educação do município de Massapê do Piauí vai oferecer uma formação com os professores sobre informática.  

Leonel Lopes, secretário de Educação, informou que a ideia da formação surgiu por uma solicitação das equipes de gestão das escolas, que identificaram nos professores dificuldades para se adequarem à nova realidade de aulas remotas, na construção de material pedagógico para os alunos com qualidade, por exemplo.   

A formação será dividida em 3 módulos: Informática básica, intermediaria e avançada. A primeira aula da formação aconteceu na terça-feira (7), na Escola João Manoel da Costa. “A formação foi iniciada com o módulo básico, trabalhando ferramentas de construção de texto e treinando as funções mais simples”, disse Leonel.  

No módulo I foram trabalhadas funções do Word, como formatação, inserção de imagens, tabelas, configurações de páginas, formas de salvar documentos, como enviar documentos por e-mail e outras aplicações. 

Os professores foram selecionados pelas equipes de escolas, através de diagnóstico, para integrar os diferentes módulos.  “O objetivo é preparar os professores da Rede Municipal de Ensino de Massapê para estarem aptos a produzir material com qualidade para os alunos. Para fazermos uma educação de qualidade, é necessário qualificar os profissionais”, pontuou o secretário.  

As aulas remotas, segundo Leonel, exigiram muito mais habilidades de informática dos professores. “Então, a rede está proporcionando as formações com esse objetivo de melhorar a qualidade do ensino a partir da produção de material com qualidade pelo professor”, disse. 

A formação foi ministrada pelo próprio secretário de Educação, Leonel Lopes, e teve o apoio técnico da equipe de gestão da Secretaria de Educação e das escolas municipais - José Filho, Juvani Carvalho, Eliveste Firmina, Agardênia Boeiro, Leoberson Lopes, Joaquim Lopes, Feliciana Carvalho, Maria Neuma, Vilma Veloso e Lucicleide Enedina, além do apoio operacional de demais funcionários da Escola Municipal João Manoel da Costa e da Secretaria Municipal de Educação.  

Fonte: Ascom

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos