18/Apr/2024
Quinta-Feira - 18 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Justiça

Campelo Filho, pré-candidato à vaga de desembargador do TJ/PI, terá reunião com advogados de Jaicós

Por: Roberto - 12/07/2021

PPN-IMG-2e89a113dab48602c5f9.jpg

O advogado Campelo Filho, pré-candidato ao Quinto Constitucional a uma vaga de Desembargador do Tribunal do Justiça do Piauí (TJ/PI), estará tomando café da manhã, na Câmara Municipal, a partir das 9 horas na cidade de Jaicós com advogados que atuam na região. 

Na oportunidade, Campelo Filho falará um pouco sobre sua atuação nestes 25 anos de militância na advocacia, sobre o Quinto Constitucional e sua importância; e como advogados e advogadas podem contribuir para o fortalecimento do judiciário piauiense e da classe como um todo.  “Também será um momento para ouvirmos os anseios, as questões relativas à região e a atuação da advocacia nos municípios, que sabemos que é importante e tem suas particularidades”, complementa Campelo Filho.

Questionado sobre a importância do quinto constitucional e do papel do advogado na administração da Justiça, Campelo Filho é categórico. “O legislador constituinte foi muito sábio quando instituiu que 20% (1/5) da vaga nos Tribunais de Justiça deveria ser ocupada por um(a) advogado(a). E o fez porque o advogado(a) vai oxigenar o Tribunal, à medida que ele leva elementos, conhecimento do dia a dia da prática e da atividade da justiça, do contato com a sociedade que tem diuturnamente. Tudo isso, sem dúvidas, contribui para a administração da justiça”, diz 

Na ocasião, acontecerá também o lançamento do Livro “Reflexões Críticas – A condução da política no Brasil: Estado, Sociedade e Direito”; e do E-book sobre Empreendedorismo na Advocacia, um projeto idealizado pelo advogado que tem por objetivo desenvolver o exercício da advocacia e incentivar o empreendedorismo na área. 

Além de 25 anos de militância na advocacia, Campelo Filho tem vários serviços prestados à classe e a sociedade de forma voluntária. Na OAB/PI, foi Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, ocasião em que criou o Centro de Referência em Direitos Humanos e o Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência (NAVVI) e realizou o 1º Congresso Internacional sobre Direitos Humanos no estado; foi Diretor Acadêmico e Professor da ESA – Piauí; Ex-membro do Tribunal de Ética; criou a Ouvidoria Geral da instituição, sendo também Ouvidor-Geral. Também foi membro da Comissão Nacional de Educação Jurídica do Conselho Federal da OAB Nacional e é professor da Escola Superior da Magistratura- ESMEPI há 20 anos.

Fonte: Ascom

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos