28/Sep/2021
Terça-Feira - 28 de Setembro de 2021
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

Assistência Social realiza encontro com gestantes acompanhadas pelo Criança Feliz em Massapê do Piauí

Por: Roberto - 01/09/2021

PPN-IMG-0c9509f1c210e85c8e71.jpg

Finalizando as ações do calendário social do mês de agosto, a Secretaria de Assistência Social de Massapê do Piauí realizou nesta terça-feira, 31, um encontro com gestantes assistidas pelo programa Criança Feliz.

O evento aconteceu no auditório da Câmara Municipal como parte das ações realizadas no ‘Agostou Dourado’, mês de incentivo a amamentação.

O psicólogo do CRAS, Evilásio Moura, ministrou uma palestra para as gestantes presentes, onde explanou sobre a importância do vínculo na primeira infância, partindo desde o pré-natal, mesmo antes do nascimento do bebê, bem como sobre o aleitamento materno, recomendado até os 2 anos de idade ou mais e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida.

Ao final da palestra, as gestantes presentes receberam camisolas personalizadas, pensadas com muito carinho para que a gestante se sinta e vista-se como mãe, mas, antes de tudo, como mulher, deixando viva sua autoestima.

Segundo Fernanda Coutinho, secretária de Assistência Social, o encontro com a gestantes e as demais ações compreendem o marco da primeira infância e o impacto nas famílias através da política pública de assistência social, prevendo direcionar o direito e a concepção de que a matricilialidade sócio familiar é pilar para todas as ações.

Vice-prefeita Bruna Leal

A vice-prefeita Bruna Leal participou do evento e parabenizou a Assistência Social pela iniciativa de reforçar a importância da primeira-infância, do vínculo e o aleitamento materno nesse primeiro momento da vida. “O leite é o alimento mais importante para a criança, que também traz muitos benefícios também para a mãe, previne doenças, além de fortalecer o vínculo da mãe e filho. Quero parabenizar as mamães pela gestação e desejar um bom parto e saúde para elas e seus filhos”, disse.

O prefeito Rivaldo Carvalho também esteve presente acompanhado da primeira-dama Lucileide Carvalho. Em um rápido pronunciamento, o gestor agradeceu a Assistência Social, por meio do Criança Feliz, pelo cuidado com a gestantes, com as crianças e famílias.

Prefeito Rivaldo Carvalho

Dirigindo-se às gestantes, o prefeito reafirmou seu compromisso em garantir políticas públicas para a primeira infância, como o acompanhamento pela equipe do Criança Feliz e os serviços de saúde, e finalizou desejando uma boa gestação e parto. “Este é um momento sublime na vida de uma mulher, por estar gerando uma vida, e por isso quero desejar saúde e boa sorte na gestação, no parto e pós parto para as mães e os filhos”, disse.

A primeira-dama Lucileide parabenizou as gestantes e fez uma fala emocionada. “Vocês carregam na barriga de vocês duas bênçãos, a da vida e da felicidade de serem mães. É um momento de muita expectativa em ver o bebê de vocês nascerem, de saber se ele vai se parecer mais com o pai ou com a mãe. Desejo boa sorte. Que sejam felizes com o filho e com a família de vocês”, disse.

Primeira-dama Lucileide Carvalho

Ela revelou que esses momentos a emocionam. “Eu me emociono porque o sonho da minha vida é ser mãe, e eu não conseguir realizar até hoje. Eu vivo esse sonho. Para Deus nada é impossível”, finalizou.

Também estiveram presentes no evento a coordenadora do Criança Feliz, Rosana Carvalho, os visitadores Ramon Lacerda, Daniela Costa, Karol Santana, Larrisa Costa, o coordenador do CRAS, Wanderley Coutinho, e a presidente do CMDCA, Maura Reis.

Mais ações

No mês de agosto, a Secretaria de Assistência Social intensificou as ações direcionadas às camadas sociais, contemplando as famílias referenciadas ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), através do serviço de atendimento integral à família-PAIF e do programa criança feliz-PCF.

Em alusão ao Dia dos Pais, a equipe do Criança Feliz visitou cada pai das famílias assistidas pelo programa, entregando uma foto com seu filho, em um ato de lhe lembrar da importância da construção desse vínculo entre criança e cuidador para o desenvolvimento dessa criança e a posterior potencialidade dessa família.

Os visitadores do Criança Feliz entregaram a todas as crianças atendidas pelo programa um kit contendo desenhos, lápis de cera e tinta guache. O objetivo desse kit é proporcionar a interação entre a cuidadora e o cuidador, que podem ser a mãe, o pai, ou qualquer referência para a criança.

A Assistência Social também fez a distribuição de kits de enxovais de bebê com itens essenciais para os primeiros meses do bebê. Os kits são benefícios eventuais direcionados a gestantes que se enquadram nos critérios.

Ascom - Por Danilo Bezerra.

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos