18/Apr/2024
Quinta-Feira - 18 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Geral

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Patos do Piauí

Por: Roberto - 13/09/2021

PPN-IMG-00c7195d83c069440f2e.jpg

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu situação de emergência em 14 municípios brasileiros que sofrem com o período de estiagem ou seca. A publicação saiu no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (13).

No Piauí, a cidade de Patos do Piauí recebeu o reconhecimento por conta do período de seca que avançou na região e atrapalha o desenvolvimento local. Além da cidade piauiense, as cidades de Juscimeira e Tangará da Serra, no Mato Grosso, e Jardim de Angicos e Serrinha, no Rio Grande do Norte, tiveram o mesmo reconhecimento.

No Piauí, a cidade de Patos do Piauí recebeu o reconhecimento por conta do período de seca - Foto: Reprodução/Cidades na NetNo Piauí, a cidade de Patos do Piauí recebeu o reconhecimento por conta do período de seca - Foto: Reprodução/Cidades na Net

Já na Bahia, os municípios de Brumado, Lamarão, Piripá e Valente passam pelo período de estiagem - quando há ausência de chuvas. Cascavel, Independência e Santa Quitéria, no Ceará, Alto Taquari, no Mato Grosso, e Novo Horizonte, em Santa Catarina, vivem o mesmo cenário.

Acesso a recursos

Após o reconhecimento de situação de emergência pelo Governo Federal, o município afetado por desastre natural pode solicitar recursos do MDR para ações de resposta, que são aquelas voltadas a socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, e de reconstrução de infraestrutura danificada pelos desastres.

Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos