16/Apr/2024
Terça-Feira - 16 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Geral

Coronavírus: 240 mil pessoas estão com segunda dose atrasada no PI

Por: Roberto - 04/12/2021

PPN-IMG-5de839874454de5dcc79.jpg

Gabriel Bonfim

Do Formação Saúde

 

Boa parte dos estados brasileiros enfrentam dificuldades para o comparecimento da segunda dose da vacinação. De acordo com dados divulgados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Piauí possui 240.373 pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal contra o coronavírus.

O infectologista, Luciano Mourão, fala sobre o risco causado sobre as pessoas que não concluíram as etapas de vacinação.

 “Aqui no Piauí foram mais de 190 mil pessoas que deixaram de tomar a segunda dose. A segunda dose é extremamente importante, pois aumenta a proteção contra a doença e prolonga o tempo de proteção que a vacina proporciona para o cidadão”.

Luciano Mourão fala sobre o risco de não concluírem vacinação - reproduçãoLuciano Mourão fala sobre o risco de não concluírem vacinação - reprodução

Aumento de casos

Os atrasos na conclusão da segunda dose da vacina podem acarretar o aumento de casos, óbitos e o surgimento de novas variantes. Levando em conta as maiores cidades do estado, Teresina está com 47.250 pessoas com vacinação atrasada.

Herlon Guimarães, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Secretaria de Saúde do Piauí(Sesapi), reforça à população para concluir etapas de imunização. “Pedimos encarecidamente a toda nossa população que ainda não tomou a sua vacina contra a Covid-19, que procure as unidades de saúde para manter o nosso esquema vacinal em dia”.

Herlon Guimarães reforça população concluir etapas de imunização-  reproduçãoHerlon Guimarães reforça população concluir etapas de imunização-  reprodução

Esquema vacinal

Mesmo quem perdeu o prazo para receber a segunda dose dos imunizantes, deve procurar os postos de aplicação de sua cidade para completar o esquema vacinal. Lembrando que o imunizante deve ser o mesmo recebido na primeira dose. É importante levar o cartão de vacinação onde a primeira dose foi anotada. 

“Todos têm que fazer a sua parte, para que a gente possa o mais rápido possível sair desse momento de pandemia”, conclui Herlon.

No início do mês de novembro, o governador do estado do Piauí, Wellington Dias, testou positivo para Covid-19 na Escócia. Durante a quarentena, o governador incentivou a importância da imunização e atribuiu os sintomas leves que teve ao fato de já ter tomado as duas doses da vacina.

A importância da terceira dose para os idosos

No início da pandemia os idosos foram prioridade no esquema vacinal. Composto por duas doses a vacinação estaria completa e o idoso imunizado. Com o surgimento de variantes do novo coronavírus, uma terceira dose passou a ser necessária e a volta aos postos de imunização foram novamente abertos para os mais velhos.

Desde o segundo semestre, a terceira dose vem sendo administrada, seguindo prioritariamente os grupos de risco. Os idosos que já foram vacinados se sentem aliviados e incentivam aqueles que ainda não foram imunizados. 

“Eu tomei as três doses da vacina, e eu tinha medo de sentir alguma coisa, mas não senti nada”, estimulou Constantina, de 84 anos.

A terceira dose é fundamental para manter a resposta - Rodrigo Nunes MSA terceira dose é fundamental para manter a resposta - Rodrigo Nunes MS

Ampliação

O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19, desde setembro a terceira dose é permitida para as pessoas acima de 60 anos, profissionais da saúde e imunossupridos. Agora o reforço está disponível para toda a população acima de 18 anos que já tenha completado o esquema básico da vacinação.

A terceira dose é fundamental para manter a resposta imune do vírus, assim como foram as duas primeiras doses. Os estudos já mostram que a imunidade cai ao longo do tempo e isso ocorre no processo de imunização contra várias outras doenças. O reforço serve para dar um novo despertar na produção de anticorpos.

Geriátrica Rejane Prestes destaca a resposta do sistema imunológico - reproduçãoGeriátrica Rejane Prestes destaca a resposta do sistema imunológico - reprodução

A geriátrica, Rejane Prestes explica a resposta do sistema imunológico. Quando a pessoa é vacinada, há um estímulo aí sistema imunológico para a produção de anticorpos que são as células responsáveis pelas nossas defesas”.(G.B)

Drive thru para imunizar

Vacinação drive thru já foi iniciada para os idosos. O agendamento é necessário para que a classe possa tomar a dose de reforço e completar a imunização contra a Covid-19.

O direito à terceira dose é válido depois de seis meses após a aplicação da segunda dose ou dose única de qualquer dos imunizantes. Para os imunossupridos, o prazo é de 28 dias após a última dose tomada. 

Identificação

A população deve apresentar documento de identificação com foto, CPF, ou cartão do SUS (comprovação médica para imunossupridos) e o cartão de vacina com registro das doses anteriores.

A Prefeitura de Teresina disponibilizou seis pontos distribuídos em todas as zonas da cidade. “A gente está vacinando AstraZeneca, Coronavac e a terceira dose da Pfizer”, informou Daniele Carvalho, técnica de enfermagem. Além da terceira dose os pontos de drive thru estão disponibilizando a vacinação para adolescentes.

Daniela Carvalho destaca os pontos de vacinação - reproduçãoDaniela Carvalho destaca os pontos de vacinação - reprodução

Pontos de vacinação

Para garantir a segurança das pessoas que estão se dirigindo até os pontos de imunização, principalmente aqueles que se deslocam a pé para os terminais, a Polícia Militar está reforçando o policiamento nas regiões. “Já vamos completar dois anos de operação, e o policiamento não irá cessar”, afirma o Tenente Bezerra, Comandante do 5° BPM PI.(G.B)

Quarta onda da Covid-19

Mesmo com a continuidade das vacinações contra o novo coronavírus, vários países da Europa apresentam picos agravantes de infecções

Segundo a perspectiva da Diretora Adjunta da Organização Mundial da Saúde, Mariângela Simão, o mundo está entrando em uma quarta onda da pandemia.

Brasil tem que ter cautela, quarto onda acontece no mundo, lembra Mariângela - reproduçãoBrasil tem que ter cautela, quarto onda acontece no mundo, lembra Mariângela - reprodução 

Flexibilização

Os novos picos da contaminação pela Covid-19 estão ligados à abertura e flexibilização das medidas de distanciamento social. Além disso, o relaxamento devido a vacinação e a queda nos casos expõe as pessoas à continuidade do vírus.

“Nós precisamos de mais uma ou duas semanas para uma resposta mais definitiva sobre o impacto nas vacinas e sobre o impacto na transmissibilidade. Nesse meio tempo é redobrar os cuidados que já deveriam está sendo tomados pelas pessoas e pelos governos”, pontuou Mariângela.

Luana Chaib é médica intensivista e explica o perigo das variantes - reproduçãoLuana Chaib é médica intensivista e explica o perigo das variantes - reprodução

Riscos

Essa quarta onda já é realidade na Europa, podendo ser uma grande preocupação em riscos para o Brasil. Luana Chaib, gastroenterologista e médica intensivista, explica o perigo das variantes no país. “Essas variantes vão tendo a possibilidade de transmissão em maior escala dos pacientes, fazendo com que o número de pacientes infectados aumente no nosso país”.

As autoridades reforçam a imunização completa da vacina contra a Covid-19, principalmente as pessoas que tomaram a primeira dose é ainda não foram completar, tomando a segunda dose.(G.B)

Governo do Estado realiza primeiro evento-teste

O Comitê de Operações Emergenciais autorizou o Governo do Estado a realizar o primeiro evento-teste da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi) com a participação de público.

O evento é iniciado neste sábado, dia 05 de dezembro e terá  uma programação extensa até o dia 12 de dezembro. Será realizado no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, localizado na BR-343, em Teresina.

Expoapi

O evento promete contar com shows musicais, concursos de animais, leilões, venda de equipamentos, entre outras programações.

“Ele será um evento desafiador, um evento teste, um evento pesquisa. Destaco, é um evento nacional, mesmo nessa conjuntura, teremos 18 estados participando, e vai significar melhorias”, relatou o Governador do Piauí, Wellington Dias.

Júlio César lembra que Expoapi é  de grande importância para o PI - reproduçãoJúlio César lembra que Expoapi é  de grande importância para o PI - reprodução

Cuidados

O evento-teste irá permitir a presença de até 5 mil pessoas. Para comparecimento, segundo a Secretária do Agronegócio e Empreendedorismo Rural, Simone Pereira, é necessário que cada pessoa tenha tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19, ou a dose única seguido de comprovação por teste negativo para a doença. Uso de máscara será obrigatório.

Nos seus 70 anos, a Expoapi é o maior evento do estado do Piauí e atualmente é o maior evento agropecuário do norte-nordeste do Brasil.  

”Tivemos uma paralisação na época da pandemia, nós estamos reativando agora, e tenho certeza, com o apoio do governador, de seu secretário, do segmento produtivo, nós vamos realizar uma grande exposição”, afirmou Júlio Cesar, Presidente da Federação Agricultura do Piauí.(G.B)

meionorte 

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos