04/Dec/2020
Sexta-Feira - 04 de Dezembro de 2020
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

ELEIÇÃO COMPLEMENTAR: Matias Araujo do PDT é eleito novo prefeito de São Pedro do Piauí

GRUPO DE WILSÃO VENCE O DE W. DIAS

Por: Roberto Carvalho - 28/12/2009

Logomarca do Portal.jpg

A eleição em São Pedro aconteceu ontem e precisou de esquema de segurança e planejamento. Mais de 10.13 mil eleitores voltaram às urnas para escolher novamente o prefeito em eleição suplementar depois que o Tribunal Regional Eleitoral cassou o mandato do prefeito eleito Higino Araújo Viana, o Goió Viana (PT) , condenado por abuso de poder econômico, compra de votos e abuso de poder político. Três candidatos disputaram a cadeira de prefeito: Matias Araújo (PDT), Mariano Castelo Branco (PMDB) e Neumária Cordeiro (PP). Matias Araújo venceu a eleição.

O chefe do cartório eleitoral de São Pedro, João Luiz de Araújo Júnior, disse que a eleição transcorreu tranquilamente, apesar de alguns percalços e denúncias contra a ação de alguns candidatos. Foram disponibilizadas 37 seções para votação. Algumas delas ficam muito distante da sede do município, por isso atrasou o resultado do pleito, pela dificuldade na contabilização dos votos, porque seis locais de votação estavam instalados na zona rural e tinham dificuldades de comunicação.

"O problema é que há localidades há mais de 60 quilômetros de distância. Então elas devem mandar as urnas depois de meia hora de encerrada a votação. Por isso, acredito que o resultado saia por volta de duas horas e meia depois do fechamento das urnas", previu João Luiz Júnior.

A previsão inicial é que o resultado das eleições sairia por volta das 20 horas, segundo informações do cartório eleitoral. Mas por volta das 19 horas já se anunciava Matias Araujo como novo prefeito de São Pedro do Piauí.

Houve incidentes no transcurso da eleição. Faltou energia, mas apenas por meia hora. "Mas as urnas tinham autonomia para funcionar até 4h sem energia", informou o chefe do cartório eleitoral. Houve boca de urna, a policia averiguou a residência de um dos candidatos, pequenos tumultos que foram contornados ao longo do dia. A polícia da cidade não registrou nenhuma prisão.

Essa é a quarta eleição suplementar realizada no Piauí este ano. Houve eleição suplementar nos municípios de Pimenteiras, Baixa Grande do Ribeiro e Francinópolis. Há previsão de eleição em dois outros municípios: Nossa Senhora dos Remédios e Santo Inácio do Piauí, onde os presidentes da Câmara Municipal assumiram o cargo de prefeito, aguardando o julgamento de recursos impetrados pelos prefeitos cassados ao Tribuna Superior Eleitoral.

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos