11/Jul/2020
Sábado - 11 de Julho de 2020
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Cultura

Ministério lança edital para modernizar 100 bibliotecas nos municípios

Prefeituras devem enviar propostas até o dia 25 de janeiro

Por: Roberto Carvalho - 12/01/2010

Biblioteca.jpg

A Associação Brasileira de Municípios (ABM) informa às prefeituras de cidades que possuem até vinte mil habitantes e desejam modernizar suas bibliotecas, que o Ministério da Cultura (Minc), irá lançar edital nacional para receber propostas de 100 cidades com este fim. De acordo com o Minc, será investido R$ 3,285 milhões nesta ação, que é parte do Programa Mais Cultura, do Ministério.

 

Para participar do programa de modernização de bibliotecas do Ministério da Cultura, as prefeituras interessadas devem enviar propostas até 25 de janeiro de 2010 para o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas/Fundação Biblioteca Nacional (Rua da Imprensa, 16 - Sala 1102 - Palácio Gustavo Capanema – Centro – CEP 22030-120 - Rio de Janeiro/RJ).

 

Os projetos contemplados receberão kit composto de mil livros, mobiliários, almofadas, pufes, tapetes e telecentro digital com 11 computadores conectados à internet em banda larga.

 

Nesse sentido, a ABM destaca a todos os gestores culturais sobre a importância de darem início à elaboração de suas propostas, dado que a ação do Ministério tem como objetivo tornar as bibliotecas espaços culturais dinâmicos e atrativos. “É um passo importante essa ação do Minc porque integra várias ferramentas de informação e disseminação cultural, o que torna as bibliotecas mais atraentes e estimula a formação cultural, principalmente nessas cidades de menor porte, onde há maior carência desses estabelecimentos” avalia a representante da ABM no Conselho Nacional de Políticas Culturais do Minc, Laura Maia.

 

Recentemente, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), divulgou um estudo que aponta que, dos 5.564 municípios brasileiros, 2.953 municípios não têm qualquer instituição cultural. Nesse cenário, o fomento à economia da cultura nos municípios, de modo especial os de menor porte, é um dos motes da ABM para o próximo ano.

 

Em janeiro, será lançado o curso de Gestão Cultural em Municípios, que irá reunir gestores culturais de 21 municípios da região do Baixo Sapucaí, no Sul de Minas Gerais. A ação é uma iniciativa do Instituto de Gestão Tecnológica, da ABM e da Organização dos Estados Ibero-americanos. Maiores informações sobre o curso poderão ser obtidas no site www.abm.org.br.

  

Ainda de acordo com o Minc, outros R$ 21,2 milhões estão previstos para modernizar 576 bibliotecas a partir de 2010, por meio de editais pactuados com os governos estaduais.

 

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos