Por: Roberto - 22/03/2018
250
Dois homens e duas mulheres foram presas e um homem foi morto em uma operação realizada na manhã desta quinta-feira (22) pelo Greco (Grupo de Repressão ao Crime Organizado), da Polícia Civil, contra uma quadrilha suspeita do roubo à agência do Banco do Brasil na cidade de Inhuma nessa quarta-feira (21) e os dois assaltos a carros-fortes executados simultaneamente, em fevereiro.
A operação aconteceu em duas casas do bairro Vamos Ver o Sol, na Zona Sul de Teresina. O coordenador do Greco, delegado Willame Moraes, disse que um dos suspeitos foi morto após reagir à prisão e atirar contra os policiais. De acordo com ele, o homem tinha passagens pela polícia do Pernambuco e era procurado desde 2016, quando teria tentado executar um assalto a um carro-forte e matado um policial na Bahia.
Os quatro suspeitos presos são duas mulheres e dois homens. De acordo com o delegado Willame, os dois homens presos, um piauiense e outro natural do Pernambuco, foram autuados por organização criminosa e roubo qualificado com uso de explosivos e armas. Os policiais analisam a participação das duas mulheres, que são companheiras de um dos presos e do suspeito morto. Na casa havia ainda duas crianças, filhos de dois dos presos.
A quadrilha estava escondida em duas casas na região do bairro Vamos Ver o Sol, uma delas de propriedade de um dos suspeitos e outra alugada há apenas três dias. Segundo o delegado Willame Moraes, muito dinheiro foi encontrado nos dois locais, mas a quantia exata não foi informada. Em uma das casas, o dinheiro estava enterrado.
O delegado Willame disse que nas casas foram encontrados ainda diversos utensílios utilizados na explosão dos caixas eletronicos da agência do Banco do Brasil da cidade de Inhuma, na última quarta-feira (21), e provas que comprovam a participação do grupo no assalto.
As apreensões levantaram a suspeita da participação do grupo criminoso nas explosões de agências bancárias nas cidades de Angical e Cocal. Ainda segundo o secretário Fábio Abreu, o grupo é suspeito de cometer os dois assaltos a carros-fortes nas cidades de Campo Maior e Lagoinha do Piauí no dia 19 de fevereiro de 2018. Os dois crimes ocorreram em um intervalo de quatro horas. O grupo pode estar envolvido ainda em crimes nos estados da Bahia e Alagoas.
A operação teve apoio da Companhia de Polícia de Ações em Caatinga (Cpac) da Bahia. Para o secretário Fábio Abreu, roubos de bancos e carros-fortes são característicos de quadrilhas de outros estados, por serem mais especializadas e agirem de forma integrada com componentes do Piauí, Ceará e Maranhão.
"Pensando nisso, nessa operação contamos com apoio da Cpac da Bahia. A partir da informação do secretário de lá conseguimos localizar essa quadrilha. Temos a certeza da participação dos suspeitos em outros crimes aqui no estado", disse Fábio Abreu. Os policiais do Greco continuam em diligências e novas prisões podem acontecer ainda nesta quinta-feira.
Assalto em Inhuma O grupo é suspeito de ter cometido o roubo à agência do Banco do Brasil localizado na cidade de Inhuma durante a madrugada de quarta-feira (21). Os bandidos invadiram o local, explodiram os terminais de atendimento no interior da agência e fugiram espalhando miguelitos, pequenas armadilhas de metal usadas para furar pneus de carros.
Moradores filmam criminosos durante roubo a agência bancária em Inhuma
Moradores de Inhuma conseguiram filmar parte da ação dos bandidos. No vídeo é possível ver a movimentação do grupo após a explosão dos caixas eletrônicos, enquanto carregam objetos para dentro de um automóvel. O carro usado pelo grupo criminoso, um carro de passeio branco, foi abandonado na estrada a 10 km de Inhuma, que teria sido roubado de um procurador de justiça, em Teresina.
G1