Por: Roberto - 25/09/2019
608
Fiéis católicos celebraram nesta manhã e tarde do dia (24/09) o encerramento dos Festejos de Nossa Senhora das Mercês, Padroeira de Jaicós, com a participação de uma grande multidão de fiéis e devotos católicos. As 9hs da manhã foi celebrado a missa solene da Padroeira presidida pelo Bispo Dom Plinio José e os Pe. Antônio Mendes, pároco local, da paroquia.
O encerramento foi marcado por uma grande procissão com a imagem da veneranda Virgem das Mercês pelas principais ruas da cidade de Jaicós, findando com benção do santíssimo sacramento.
Os festejos da cidade tiveram início no dia 15/09 com os novenários durante todas as noites na Igreja matriz, foi a 296º Festa da Padroeira, este ano com o tema: tema: “Maria, modelo perfeito de discípula e o Lema: “… fazei tudo que ele vos disser.” (Jo. 2,5). Durante cada noite de novena foram celebrados por diversos grupos e párocos de outras cidades, mais com a participação ativamente nas celebrações pároco Pe. Antônio Mendes.
Além do pároco local, outros padres celebrarão também as festividades religiosas desde as celebrações que aconteceu entre os dias 15 a 24 de setembro, dentre eles, Pe. Chico Pimenta, Pe. Paulo Henrique da Silva Oliveira, Pe. Adauto Viera dos Santos – Teresina. Concelebrante Pe. Antônio Cristo, Pe. Marcos Roberto Vieira, Pe. Edivaldo dos Santos Silva, Pe. Fernando Armando de Sousa, Pe. Francisco Pereira Borges, Cláudio Santana de Carvalho, Pe. Francisco Ramires
A tradicional festa religiosa dedicada a Nossa Senhora das Mercês padroeira da cidade acontece há muitos anos atrás no mês de setembro e reúne milhares de pessoas devotos da santa ou não, são pessoas que vem de várias partes do país, durante os festejos a cidade fica com uma cara diferente, o comércio se transforma em uma verdadeira economia local.
Finalizando com a procissão e a Bênção do Santíssimo Sacramento nas proximidades da Igreja matriz de Nossa Senhora das Mercês, públicos de várias cidades vizinhas participaram sendo milhares de fiéis católicos de Jaicós, mostrando uma grande fé e incentivando o catolicismo da padroeira.
Em seguida o Pe. Antônio Mendes agradeceu a todos que ajudaram, inclusive aos que desde as peregrinações iniciadas estiveram firmes contribuindo e lutando para que acontecesse da melhor forma possível, após os agradecimentos ocorreu o sorteio da rifa.