09/May/2021
Domingo - 09 de Maio de 2021
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Saúde

Pacientes renais crônicos entram no grupo prioritário para vacina

Por: Roberto - 11/04/2021

PPN-IMG-5a136f69071bbd4a5d5b.jpg

Os pacientes renais crônicos que realizam terapia substitutiva foram inseridos entre os grupos prioritários para receberem a imunização contra a Covid-19. A decisão foi da Comissão Intergestores Bipartite do Piauí, em sua 26ª reunião de caráter extraordinária, realizada através de videoconferência, no dia 31 de março do corrente ano, e atendeu a um pleito da Defensoria Pública que enviou ofício nesse sentido assinado pelo defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis, ao secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto e ao presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque.

A solicitação da Defensoria Pública atendeu a um pedido da Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí, por meio do seu presidente, Luís Gonzaga Moreira Filho, e da sua vice-presidente, Jocélia Ciriáco, durante o evento virtual promovido pela Defensoria Pública dia 13 do último mês de março, por iniciativa do ouvidor–geral externo, Djan Moreira, em alusão ao  Dia Mundial do Rim.

A inclusão dos pacientes que realizam terapia renal substitutiva – pacientes renais crônicos, consta na Resolução CIB-PI, Nº 030/2021. Para esse público específico, de acordo com a referida Resolução, serão destinadas 6.000 (seis mil) doses da vacina.

O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Gomes Tavares, explica a importância de garantir a vacinação aos pacientes renais. “No dia 31 de março, em reunião extraordinária da CIB, a Superintendência de Média e Alta Complexidade solicitou a inclusão e a garantia de vacinação para os pacientes renais crônicos de todo o Estado, que passam por exposição em sessões de hemodiálise semanais, haja vista a vulnerabilidade desta população devido ao risco da constante exposição”, ressalta o Superintendente, que teve seu pleito aprovado por unanimidade pela Comissão. Alderico Tavares destaca ainda que já estão asseguradas as duas doses da imunização para os pacientes reanais com o perfil descrito. 

O defensor público geral, Erisvaldo Marques, afirma que a Defensoria recebe com satisfação as decisões da Comissão Intergestores Bipartite, em especial a relativa aos pacientes renais. “A inclusão dos pacientes renais crônicos como grupo prioritário trará sem dúvidas um alívio para esse significativo grupo de pessoas que, pelas características do tratamento a que se submetem para a própria sobrevivência, não têm condições de manter o isolamento social, ficando mais expostos aos riscos de contágio pelo novo coronavírus. Agradecemos à sensibilidade dos integrantes da Comissão Bipartite em atender ao apelo desse grupo, que no Brasil hoje representa cerca de 140 mil pacientes com doença renal crônica.”, afirma.

 

cidadeverde

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos