29/Mar/2024
Sexta-Feira - 29 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Geral

Piauí receberá mais de 96 mil vacinas e ampliará público; veja quem receberá

Por: Roberto - 03/05/2021

PPN-IMG-32d30ea4b737d8730c35.jpg

Ampliada às 08h

O governador Wellington Dias (PT) confirmou que o estado do Piauí deve receber, nesta segunda-feira (03), 5.850 doses da vacina Pfizer/BioNTech e 91.000 da vacina AstraZeneca/Oxford, do Ministério da Saúde.  "Com esses imunizantes, o estado dará início a vacinação do grupo de comorbidades, gestantes e puérperas", informou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), além de continuar a vacinação dos idosos de 60 a 64 anos. As pessoas com síndrome de down e com deficiências permanentes também estão inclusas nesse novo cronograma. 

Mesmo com a campanha de vacinação, Wellington Dias pede que as pessoas mantenham as medidas de prevenção contra a Covid-19. Nas redes sociais, o governador afirmou que essas doses vão garantir "a continuidade da vacinação aos piauinses".

Nesta 16ª remessa também estão inclusas 91 mil doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz serão disponibilizadas para 13.6% do grupo de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e as pessoas com deficiências permanentes (54.912 doses). Os imunizantes também serão destinados à 21% dos idosos de 60 a 64 anos (26.980 doses), explica a Sesapi. 

Na postagem, Wellington Dias também pede ao público-alvo que fique atento aos calendários para não perder a primeira dose. "Aos que já tomaram a segunda (dose), ainda assim, é importante continuar com todos os cuidados" para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, reforça o governador. 

Assim que as vacinas chegarem ao estado, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) vai encaminhar os lotes aos municípios. As prefeituras municipais são responsáveis pela aplicação do imunizante. 

De acordo com a Sesapi, "os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, nesta primeira fase de vacinação de comorbidades, e que serão adotados pelo Piauí, determinam a vacinação proporcional, de acordo com as doses disponibilizadas dos seguintes grupos":

Pessoas com Síndrome de Down, independente da idade (18 a 59 anos); Gestantes e puérperas com comorbidades, independente da idade (18 a 59 anos);  Pessoas com comorbidades, de 55 a 59 anos; Pessoas com deficiências permanentes, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 55 a 59 anos.

"A orientação do Ministério da Saúde é seguir esta sequência de grupo. Estão inclusos também pacientes renais, em terapia de substituição (diálise), porém o Piauí já entregou as doses aos municípios para a vacinação deste grupo em uma outra etapa", destaca o superintendente da Sesapi, Hérlon Guimarães.  Pfizer

Devido as condições especiais de armazenamento, que requer temperaturas  entre -25°C e -15°C, a vacina Pfizer será aplicada somente em Teresina, seguindo determinação do Ministério da Saúde.  A Fundação Municipal de Saúde (FMS) antecipou ao Cidadeverde.com que essa vacina será destinada às pessoas com comorbidades. A Pfizer/BioNTech será aplicada nos hospitais. A FMS vai divulgar o calendário da programação. 

"A Secretaria de Estado da Saúde já se preparou para o armazenamento das vacinas da Pfizer, contando com seis frezzers, que suportam a temperatura estabelecida pelo fabricante", explica o secretário de estado da Saúde, Florentino Neto. Um dos postos de vacinação da Pfizer será o Hospital Universitário. 

A Sesapi destaca que "as vacinas serão entregues em bandejas de 1.170 doses e deverão ser diluídas com soro de 0.90ml. A dose a ser administrada é de 0.3ml. Após a diluição, o total de doses deverá ser utilizado em seis horas e conservados em temperatura de 2° a 8° graus. O intervalo entre a primeira e segunda dose da Pfizer é de 21 dias".

O superintendente de Atenção Primária à Saúde e municípios, Hérlon Guimarães, explica que esta remessa da Pfizer conterá apenas as primeiras doses. "De acordo com o esquema vacinal do ministério, as demais deverão chegar no intervalo de uma semana. O armazenamento deve ser de no máximo cinco dias na temperatura de 2° a 8° graus e até 14 dias com a temperatura de -25° a -15° graus. A orientação do ministério é que se faça a vacinação em até cinco dias após as vacinas estarem na temperatura de 2° a 8°graus. Todas as orientações sobre aplicação da vacina foram repassados pelo Ministério da Saúde aos municípios que irão receber".

Reserva Técnica

O secretário  Florentino Neto esclarece que a situação da reserva técnica das vacinas. "Como já fizemos a distribuição de 100% do grupo de pessoas de 60 a 64 anos, após aprovação da utilização de nossa reserva técnica em colegiado, esses imunizantes que chegarão nesta remessa nos ajudarão a reforçar este novo grupo que iniciará, de gestantes e pessoas com comorbidades. Com relação aos deficientes, já iniciamos a vacinação deste grupo há pouco mais de um mês". 

Coronavac

No último sábado (30), o Piauí também recebeu 3.400 doses da vacina Sinovac/Butantan direcionada à vacinação das segundas doses de 3% do grupo de trabalhadores da Saúde (2.255 doses) que estavam inclusos na pauta 13B, também a segunda dose de 6% (405 doses) das forças de segurança e salvamento e armadas, inseridos na pauta 13B. Também vieram mais 0.20% (11 doses) para segunda dose do grupo de forças segurança, salvamento e armadas contemplados na pauta 14B. 

As vacinas do Instituto Butantan serão destinadas ainda, para primeira dose de 7.4% do grupo de força de segurança e salvamento.

Fonte: Sesapi

 

Carlienne Carpaso (com informações da Sesapi)

cidadeverde

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos