28/Mar/2024
Quinta-Feira - 28 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Geral

Enfermeira denuncia ter sofrido injúria racial de médica em plantão no HUT

Por: Roberto - 03/05/2021

PPN-IMG-7e11ab5e7de800295866.jpg

O Hospital de Urgências de Teresina (HUT) e a Delegacia de Repressão às Condutas Discriminatórias estão investigando um caso de injúria racial ocorrido no plantão de domingo, 2, no Centro Cirúrgico do HUT. Uma médica anestesista é acusada de desferir ofensas contra a enfermeira Laiane Nunes. 

Em entrevista nesta segunda-feira, 3, para a TV Clube a enfermeira relatou que havia uma discussão entre os profissionais de saúde a respeito dos materiais relacionados à anestesia de uma criança que passaria por uma cirurgia. Ao ser chamada para o local, Laiane soube que a médica teria se referido a ela utilizando o termo "escurinha", em referência a cor da pele da profissional. 

"Uma técnica estava tentado ajudar, mas ela [a médica anestesista] estava muito grosseira com todos, fazendo confusão. Foi quando ela se dirigiu para a técnica e pediu para me chamar, utilizando esse termo, 'aquela enfermeira escurinha', para eu ir resolver o problema que estava na sala. Quando eu entrei na sala, a técnica disse que ela tinha me chamado dessa  forma", relatou a enfermeira, que trabalha há três anos no HUT. 

Laiane acionou a Polícia Militar ao ser informada sobre a expressão usada pela médica. Uma viatura foi deslocada ao local, mas não realizou o flagrante, orientando a enfermeira a procurar uma delegacia.

A enfermeira registrou boletim de ocorrência junto à Polícia Civil na manhã de hoje. "Eu fiquei muito mal. Até adoeci de ontem para cá. A cabeça não para de doer", disse a enfermeira, que afirma que é a segunda vez que é vítima de injúria racial nas dependências do HUT. 

A médica citada pela enfermeira pela não foi localizada pela reportagem e tem direito ao espaço para esclarecimentos. 

Em nota, a direção do HUT afirma que já deu início à apuração. O caso está sendo analisado pela Ouvidoria e um processo administrativo disciplinar deve ser aberto nos próximos dias. 

Confira a nota na íntegra:

"O Hospital de Urgências de Teresina, Prof. Zenon Rocha (HUT) é uma instituição que tem como foco a gestão transparente. Sobre uma acusação de racismo envolvendo servidores, informamos que uma apuração interna para maior detalhamento dos fatos está em curso na Ouvidoria, a fim de subsidiar a posterior instauração de um Processo Administrativo Disciplinar. O HUT lamenta profundamente o ocorrido e defende uma sociedade plural e democrática com eliminação de todas as formas de preconceito e discriminação. Reafirmamos nosso compromisso de salvar vidas e o restabelecimento da saúde dos usuários atendidos nessa que é maior urgência e emergência pública do município de Teresina", diz a nota, assinada pelo diretor geral do HUT, Fábio Marcos.

 

piauihoje

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos