09/May/2021
Domingo - 09 de Maio de 2021
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Geral

Projeto de Lei elaborado pela Paulistanense Déssyca Silva pode virar lei no Brasil

Por: Roberto - 04/05/2021

PPN-IMG-abe8041fb3176c5a21d9.jpg

O deputado federal, Pastor Gil (PL/MA), quer instituir o VALE LIVRO para estudantes de baixa renda em escolas públicas. O Projeto de Lei 776/2021, de autoria da paulistanense Déssyca Silva, tramita na Câmara dos deputados e pode virar lei no Brasil.

“A PROPOSIÇÃO FOI INSPIRADA POR UMA INICIATIVA DO LEGISLA JOVEM, ONDE FOI APRESENTADO PROJETO DE LEI, DE AUTORIA DA JOVEM DEPUTADA DÉSSYCA APARECIDA DA SILVA BARBOSA, NATURAL DE PAULISTANA, QUE DISPUNHA “SOBRE BOLSA LIVRO QUE BENEFICIARÁ ALUNOS DE BAIXA RENDA DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS”, O QUAL AQUI RECEBEU ALGUNS AJUSTES COMO BEM ARGUMENTADO PELA JOVEM DEPUTADA, É INEVITÁVEL PERCEBER QUE O ACESSO AOS LIVROS ENTRE OS JOVENS É DIFICULTADO PELO POUCO INCENTIVO À LEITURA E PELO BAIXO PODER AQUISITIVO DOS PAIS DOS ESTUDANTES” DISSE O DEPUTADO.

Déssyca lembra ainda o sucateamento das bibliotecas públicas escolares que não dispõem de infraestrutura apropriada para a disseminação da leitura, além de não possuírem um acervo suficiente e adequado para a quantidade de alunos. Dessa forma, clama a jovem deputada pela aprovação deste projeto de lei como forma de facilitar a aquisição de livros pelo estudante cujo família não possui condições financeiras de investir na aquisição de obras literárias, pois a renda familiar tem como prioridade a compra de alimentos e de outros produtos básicos.

“ELA ARGUMENTA, E COM ELA CONCORDAMOS, QUE “ESSE AUXÍLIO É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA DEMOCRATIZAR O ACESSO A LEITURA DE TEXTOS DE GRANDES ESCRITORES BRASILEIROS E DA LITERATURA MUNDIAL. EM PLENO SÉCULO DA INFORMAÇÃO É INADMISSÍVEL QUE OS JOVENS TENHAM SEU CRESCIMENTO INTELECTUAL DIFICULTADO POR NÃO TER ACESSO A LEITURA, PORTANTO, É NECESSÁRIO QUE O PODER PÚBLICO INVISTA NO POTENCIAL DA JUVENTUDE BRASILEIRA, APROVANDO ESSE PROJETO DE LEI DE INCENTIVO A AQUISIÇÃO DE LIVROS PARA QUE SE DESENVOLVA EM CADA ESTUDANTE, UM LEITOR CRÍTICO E CONSEQUENTEMENTE UM CIDADÃO MAIS CONSCIENTE DOS SEUS DIREITOS E DEVERES, CONTRIBUINDO ASSIM PARA UMA SOCIEDADE MAIS DEMOCRÁTICA PARA TODOS.”

Déssyca estudou na escola Lucinete Santana da Silva. No ano de 2018 ela participou do Parlamento Jovem Brasileiro, apresentou e defendeu o seu projeto de lei, no qual foi criado por ela em colaboração com os professores e a diretora Lucicleia Acioly, gestora da escola.

Após ficar sabendo que seu projeto está em tramitação na Câmara federal, Déssyca Silva disse ao Portal Pedrosa News que esta é uma grande conquista e está muito feliz com a notícia.

FONTE: Pedrosa News

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos