18/Apr/2024
Quinta-Feira - 18 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Geral

Piauí está entre os 22 estados onde aulas presenciais começam em agosto

Por: Roberto - 20/07/2021

PPN-IMG-613caa633c6b153bbad6.jpg

Com a vacinação dos professores e a queda de indicadores da pandemia, agosto deve marcar um retorno mais amplodas atividades presenciais das redes estaduais de ensino. Doze estados reabriram as escolas após a quarentena demandada pelo cenário anterior de crescimento das infecções. 

O ritmo tem sido mais lento do que outras flexibilizações de regras anticovid notadas nas últimas semanas.  Na rede privada os alunos já foram liberados para voltar em pelo menos 22 estados e no Distrito. O Piauí está entre os 22 Estados onde as escolas públicas voltarão a ser presenciais.

No Piauí, as escolas públicas voltarão com aulas híbridas com parte dos alunos fazendo rodízio nas salas de aulas e com aulas virtuais para o acompanhamento da pandemia da Covid-19 com monitoramento de casos e mortes pela doença.

Piauí pode retomar aulas presenciais em agosto (Foto: Getty Imagens)

Dos que ainda não liberaram as aulas, dez estados e a do Distrito Federal pretendem convocar os alunos no próximo mês.  Na Paraíba e no Acre, isso está previsto para setembro. Bahia e Roraima ainda não definiram cronograma de retorno.

O Brasil foi um dos países onde alunos ficaram mais tempo fora dos colégios, fechados inicialmente em março de 2020 para conter a transmissão do vírus. Com isso, educadores estimam graves prejuízos de aprendizagem e socioemocionais aos alunos, sobretudo os mais vulneráveis. 

Na pandemia, especialistas criticaram parte dos gestores, que priorizaram a reabertura de shoppings, bares e igrejas em detrimento das escolas. E o Ministério da Educação (MEC), por sua vez, vem sendo considerado omisso, por falta de apoio às redes na implementação de classes remotas ou preparação dos colégios para a reabertura.

Em Brasília, secretário Ellen Gera debate retorno das aulas presenciais

O Secretário de Estado da Educação do Piauí, Ellen Gera, participou de reunião híbrida do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), nesta terça-feira (20), em Brasília, para debater sobre o retorno às aulas presenciais e vacinação de estudantes. O encontro contou ainda com a contribuição de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Os gestores fizeram uma avaliação sobre os riscos, as realidades regionais e a adoção dos protocolos de segurança sanitária para proporcionar um ambiente seguro em vista da retomada. Ao final da pauta, os representantes das instituições se comprometeram a elaborar uma carta, em parceria, para orientar sobre o retorno das aulas presenciais em todo o país. 

meionorte

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos