19/Apr/2024
Sexta-Feira - 19 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

MASSAPÊ: Palestra com adolescentes aborda sobre transtornos alimentares e suas consequências

Por: Roberto - 27/04/2022

PPN-IMG-d2bac10bb5a95ada5f81.jpg

“Transtornos alimentares: anorexia nervosa, bulimia nervosa e os principais impactos na saúde mental e física”. Esse foi o tema central de uma palestra ministrada na noite desta terça-feira, 26, na Câmara Municipal de Massapê do Piauí.  

O evento foi promovido pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), em parceria com a Prefeitura de Municipal e Secretarias de Saúde e de Educação, tendo como público alvo adolescentes de escolas públicas e a população em geral. 

Na abertura, Lúcia Sousa, mobilizadora de adolescentes da Comissão Intersetorial do Selo Unicef, falou sobre a ação, que é parte das atividades do Plano de Participação Cidadã do Selo Unicef, edição 2021/2024, com foco no empoderamento de meninas.  

Segundo ela, a incessante busca pelo corpo perfeito aos olhos da sociedade vem fazendo adolescentes e jovens a fazerem de tudo para entrarem no padrão de corpo perfeito pela mídia, como dietas radicais, cirurgias estéticas e até mesmo o uso de anabolizantes.  

“Nenhuma obsessão é saudável. [...] Por isso, precisamos mudar o que a mídia colocar como imagem da mulher, porque isso gera um problema social enorme e as pessoas não se dão conta disso. As mulheres e meninas reais querem se sentir representadas, porque isso interfere diretamente na autoestima delas.”, disse Lúcia, fazendo um chamamento a mudar isso.   

A palestra foi dividida em dois momentos. No primeiro, a nutricionista Mariana Morais falou sobre os transtornos alimentares, como anorexia e bulimia nervosa, que são doenças caracterizadas por hábitos alimentares irregulares e sofrimento grave ou preocupação com o peso ou a forma do corpo. A palestrante explanou sobre as consequências físicas e a importância de uma alimentação saudável.  

Já a psicóloga Laura Jaynne explanou sobre as consequências desses transtornos para a saúde mental. Segundo ela, transtornos depressivo e de ansiedade, e crise de baixa autoestima são comumente associados aos distúrbios alimentares. Ansiedade, depressão, mudanças extremas de humor e comportamento antissocial, evitando comer com outras pessoas, são alguns dos sinais. 

Ao final, a adolescente do NUCA, Illana Mayra, leu um texto reflexivo, com o tema “Tire seus padrões de beleza do meu corpo”.  

“O que precisamos compreender é que não existe um corpo perfeito, mas sim, um corpo ideal que cada um idealizou ou acha que é o melhor para si, e que está tudo bem se as opiniões divergem. O que não é aceitável é que haja uma imposição do que é ou não mais bonito, mas sim, o que cada um escolhe para si, sem imposições.”, diz o texto.   

ASCOM – por Danilo Bezerra. 

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos