28/Mar/2024
Quinta-Feira - 28 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

Caminhada marca o dia de combate à violência sexual infantojuvenil em Massapê do Piauí

Por: Roberto - 19/05/2022

PPN-IMG-2a3878efb7763fd40aa7.jpg

O munícipio de Massapê do Piauí está desenvolvendo diversas atividades em alusão a Campanha Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, com o objetivo de alertar, orientar e conscientizar a sociedade sobre o grave problema.  

As ações são realizadas pela Prefeitura, através das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, em parceria com entidades de proteção dos direitos das crianças e adolescentes, como o Conselho Tutelar, CMDCA, NUCA e a Comissão Intersetorial do Selo Unicef.

No município, a campanha Maio Laranja "Faça Bonito. Proteja nossas crianças e Adolescentes”, teve a programação iniciada no dia 10 de maio e segue até esta sexta-feira (20).

As ações envolvem rodas de conversa e atividades lúdicas em escolas, distribuição de cartazes pela cidade nas unidades e repartições públicas, publicação de vídeos nas mídias sociais, mobilização social, bate-papo na rádio e capacitação sobre a temática.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, vivenciado nesta quarta-feira, 18, foi marcado por uma grande mobilização social, quando profissionais da assistência social, saúde, educação e de outros órgãos da administração municipal e alunos das escolas saíram em caminhada pelas ruas da cidade, alertando para a importância e necessidade do enfrentamento à violência sexual praticada contra o público infantojuvenil.

A caminhada teve início na Unidade Básica de Saúde. Com faixas, cartazes, distribuindo panfletos e transmitindo orientações através de um som automotivo, a mobilização chamou a atenção da comunidade para esse tipo de violência.

A mobilização encerrou na praça central da cidade, onde foi realizada uma apresentação feita pelo grupo de adolescentes do NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes. Os profissionais do CRAS, os assistentes sociais, Sidney Eduardo e Conceição Carvalho, repassaram informações e orientações importantes à cerca da violência sexual, ressaltando a necessidade de denunciar a prática criminosa.

Na ocasião, os conselheiros tutelares, Expedito da Costa e Géssica Costa, reforçaram o compromisso do Conselho Tutelar em atuar contra a violação dos direitos das crianças e adolescentes cumprindo seu papel de garantir, proteger e zelar pelos direitos desse público-alvo.

Prestigiaram o evento, a primeira-dama de Massapê, Lucileide Carvalho, a secretária de Assistência Social, Paula Fernanda Coutinho, o secretário de Comunicação, Danilo Bezerra, além da Supervisora do Programa Criança Feliz, Rosana Carvalho, a presidente do CMDCA, Maura Reis, conselheiros tutelares, a articuladora do Selo Unicef, Joelma Araújo, a mobilizadora de adolescentes, Lúcia Sousa, técnicos do CRAS e demais profissionais das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, bem como alunos e professores das escolas municipais.

Fonte: Ascom

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos