28/Mar/2024
Quinta-Feira - 28 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Concursos

IBGE abre seletivo com 15 mil vagas para recenseadores; veja como participar

Por: Roberto - 28/07/2022

PPN-IMG-ec76685bacbb66b86cb4.jpg

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abriu nesta quinta-feira (28) um processo seletivo simplificado para contratar recenseadores para o Censo 2022. Ao todo, são 15.075 vagas temporárias.

As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira (1º), sem cobrança de taxa. Os interessados devem levar a ficha de inscrição preenchida até um dos postos do IBGE. A ficha de inscrição e a lista com os endereços estão disponíveis no edital.

De acordo com edital publicado na edição desta quinta no Diário Oficial da União, a seleção será feita por meio de análise curricular. Para participar do processo, o candidato precisa ter o ensino fundamental completo. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 10 de agosto.

Ao preencher o formulário, o candidato deve considerar apenas a titulação acadêmica de maior pontuação. Os pontos não serão acumulativos.

A previsão é de contrato de até três meses, podendo ser prorrogado conforme necessidade de conclusão das atividades do Censo 2022 e da disponibilidade de recursos orçamentários.

A recomendação é que o recenseador tenha uma jornada de trabalho mínima de 25 horas semanais. O profissional também passará por um treinamento obrigatório antes do início da coleta do Censo.

O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios, que pode depender do setor censitário (urbanos ou rurais) e tipo de questionamento (básico ou amostra).

A previsão de duração de contrato é de até três meses.

Coletas começam dia 1º de agosto 

A coleta dos dados do Censo Demográfico 2022 terá início no dia 1º de agosto, dois meses após o prazo previsto anteriormente pelo IBGE, a data originalmente prevista era 1º de junho, mas precisou ser alterada devido à mudança da banca responsável pelo concurso que pretende contratar mais de 200 mil trabalhadores temporários para as operações do Censo.

 

Fonte: Folhapress (Felipe Nunes) 

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos