03/Mar/2024
Domingo - 03 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Saúde

Hospital faz cirurgia usando apenas luz de celular após apagão nacional no Piauí

Por: Roberto - 15/08/2023

PPN-IMG-93f64a2ad970b34dae63.jpg

Um amplo apagão que atingiu 19 estados do Brasil, incluindo o Piauí, causou interrupções significativas na manhã de terça-feira (15/08). Além das consequências para os moradores e serviços públicos, o caos se estendeu ao trânsito na capital Teresina. Contudo, a falta de energia gerou um cenário desolador no Hospital Getúlio Vargas (HGV), maior unidade de saúde pública do Piauí.

A falta de um grupo gerador e um plano de contingência para falhas de energia deixou o hospital praticamente paralisado. Uma cena dramática se desenrolou no centro cirúrgico, onde médicos foram forçados a usar a luz de seus celulares para conduzir procedimentos cirúrgicos, uma vez que os equipamentos e a iluminação convencional não estavam operacionais. A falta de energia afetou todas as áreas, desde os corredores até a UTI, elevando o risco para os pacientes.

A situação chamou a atenção para a importância de sistemas de energia de emergência em instalações de saúde, destacados pelo Manual de Segurança no Ambiente Hospitalar do Ministério da Saúde e da Anvisa. O Hospital Getúlio Vargas, como a maior unidade especializada do estado, enfrentou graves desafios devido à falta de um sistema de energia de reserva. Enquanto isso, as autoridades locais estão sendo questionadas sobre as medidas para prevenir futuros incidentes semelhantes.

O espaço segue em aberto para esclarecimento da Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (SESAPI)…

Fonte: 180graus

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos