03/Mar/2024
Domingo - 03 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Geral

Três cidades do Piauí estão em emergência por causa da seca

Por: Roberto - 09/02/2024

PPN-IMG-888961727b871aec14d9.jpg

Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) divulgou nesta quinta-feira (08) uma lista com 66 brasileiras que entraram em situação de emergência devido a desastres naturais. Entre elas, há três municípios do Piauí que estão em estado de emergência por conta da estiagem. São eles: Fartura do Piauí, Betânia e Dom Inocêncio.

Além do Piauí, outros sete estados brasileiros possuem cidades na lista da situação de emergência: Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Goiás e Minas Gerais. Com a situação de emergência, as cidades destes estados que integram a lista do MDR podem solicitar recursos do Governo Federal para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços e reconstrução de infraestrutura e moradias.

Três cidades do Piauí estão em emergência por causa da seca - (Arquivo/ODIA)Arquivo/ODIA

Três cidades do Piauí estão em emergência por causa da seca

Como é feita a solicitação de recursos

As cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional podem solicitar recursos federais para atender à população afetada através do Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres. Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial da União com o valor a ser liberado.

Piauí ficou com áreas produtivas afetadas por causa da estiagem

Pelo menos 49 municípios do Piauí ficaram com suas áreas produtivas impactadas pela seca no fim do ano passado, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o Cemaden. Os municípios que estão localizados no semiárido piauiense sofreram com a falta de chuvas entre 2012 e 2018 e enfrentaram efeitos mais fortes durante o período mais quente do ano. Os impactos foram considerados graves em 12 municípios.

A seca causou danos não apenas à lavoura, mas também no abastecimento em cidades do interior. É que três dos 24 reservatórios do Piauí que atendem moradores que vivem no semiárido estavam operando em níveis considerados como “precários e preocupantes”. A superintendência do DNOCS no Piauí disse esperar que com a chegada da chuva a situação melhore.

Portal O Dia

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos