13/Apr/2024
Sábado - 13 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Saúde

Ministério da Saúde antecipa campanha de vacinação contra a gripe

Por: Roberto - 29/02/2024

PPN-IMG-af967a6bb7c8d9a708e9.jpg

O Ministério da Saúde antecipou a campanha de vacinação contra a gripe para 25 de março devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no Brasil, exceto na região Norte, onde a imunização acontece no segundo semestre devido às condições climáticas. 

O Instituto Butantan em São Paulo entregará 5 milhões de doses iniciais da vacina contra a gripe nesta quinta-feira, e enviará as restantes 70,2 milhões ao Ministério da Saúde até abril. Um total de 81,8 milhões de doses foram acordadas, com mais 6,6 milhões programadas para entrega em setembro para a região Norte.

???? QUEM PODE SE VACINAR CONTRA A GRIPE?

A campanha de vacinação contra a gripe na rede pública do Brasil visa grupos prioritários com maior risco de complicações. O Ministério da Saúde espera imunizar 75 milhões de brasileiros. São eles: 

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; Trabalhadores da Saúde; Gestantes; Puérperas; Professores dos ensinos básico e superior; Povos indígenas; Idosos com 60 anos ou mais; Pessoas em situação de rua; Profissionais das forças de segurança e de salvamento; Profissionais das Forças Armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema de privação de liberdade; População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

???? ADMINISTRAÇÃO DA VACINA DA GRIPE

A vacina contra a gripe é anual e em dose única, exceto para crianças que precisam de duas doses no primeiro ano. Pode ser administrada com outras vacinas, como a da Covid-19. A proteção é crucial para evitar hospitalizações e mortes, já que entre 5% e 10% da população mundial é infectada pelo Influenza anualmente, resultando em até 650 mil mortes, segundo a OMS. A vacina da rede pública é trivalente, protegendo contra três cepas do vírus da gripe, atualizadas anualmente conforme recomendações da OMS.

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos