13/Apr/2024
Sábado - 13 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Geral

Aneel libera mais 16 unidades eólicas no interior do Piauí; entenda!

Por: Roberto - 01/03/2024

PPN-IMG-f5acb42617ba8670ce34.jpg

O interior do Piauí recebeu mais um significativo impulso em sua capacidade de geração de energia renovável, graças à autorização do início da operação de 16 novas unidades eólicas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)A decisão foi anunciada no Diário Oficial da União em 28 de fevereiro.

Rafael Ervilha Caetano, gerente da Aneel, deu o sinal para os projetos da Enel Green Power. As unidades, divididas entre as usinas EOL Ventos de São Roque 13 e EOL Ventos de São Roque 26, localizam-se no município de Dom Inocêncio e cada uma possuirá uma capacidade de 5.700 kW.

Este avanço é parte de uma trajetória crescente de investimentos em energia renovável no Piauí, que já possui 158 usinas geradoras, somando uma capacidade impressionante de 5.463 MW. A energia eólica domina o cenário energético do estado, representando 68% da capacidade instalada, um contraste marcante com a matriz energética nacional, que ainda se inclina fortemente para a hidráulica e a térmica.

Unidades eólicas foram autorizadas pela Aneel (Foto: Ari Versiani)Unidades eólicas foram autorizadas pela Aneel (Foto: Ari Versiani)O Piauí se destaca no aproveitamento da energia eólica, uma posição que não apenas reflete a abundância de recursos naturais, mas também uma política estadual consciente de priorizar fontes limpas e renováveis. Essa estratégia coloca o estado na vanguarda da transição energética no Brasil, contribuindo significativamente para os esforços nacionais de aumentar a capacidade instalada de geração de energia elétrica limpa.

À medida que o Piauí expande sua infraestrutura de energia eólica, o estado não apenas consolida sua posição como um polo de energia limpa no Brasil, mas também contribui de maneira significativa para as metas nacionais de capacidade instalada, que viu um acréscimo de 5,1 gigawatts no primeiro semestre do ano passado.

meionorte

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos