18/May/2024
Sábado - 18 de Maio de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Saúde

Unimed firma acordo com a categoria e anuncia o pagamento do piso salarial da enfermagem

Por: Roberto - 14/05/2024

PPN-IMG-1c396a7597df39278bed.jpg

Na semana da Enfermagem, que inicia nesta segunda-feira (13), a Unimed Teresina traz um grande anúncio para a classe. A cooperativa é a primeira instituição privada do Estado a firmar acordo para o pagamento do piso salarial aos profissionais de enfermagem. Desde o anúncio do Supremo Tribunal Federal (STF), a instituição busca o diálogo com o Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí (Senatepi) para cumprir a determinação e alinhar as condições trabalhistas o mais breve possível.

O acordo foi firmado na última sexta-feira, dia 10, e o tema foi tratado nesta segunda-feira (13), durante uma visita institucional ao Tribunal Regional do Trabalho da 22ª região (TRT-PI 22), com a presença do presidente do Sistema Unimed Teresina, Dr. Newton Nunes Filho. A desembargadora do Trabalho Basiliça Alves da Silva, que intermediou a decisão, destacou como positivo o acordo feito entre Unimed e Senatepi. “Considerei que foi muito exitoso. Acho que a categoria de ambos, patronal e laboral, também ficaram satisfeitos. A Unimed sempre esteve aberta para resolver os problemas, como de fato foi resolvido”, frisa.

O presidente da Unimed, Dr. Newton Nunes Filho (CRM -PI 2419), ressalta que a Unimed sempre respeitou a classe e destaca que a decisão veio em um momento muito oportuno, que é a semana da Enfermagem, sendo um marco para a valorização dos profissionais. “Após várias reuniões com o Senatepi, chegamos a um acordo considerado bom, da melhor forma, que foi através da negociação entre duas partes, intermediada pelo TRT, na figura da Dra. Basiliça. Isso mostrou a nossa boa vontade e o respeito que temos com os profissionais de enfermagem que fazem parte da nossa empresa. Uma feliz coincidência este acordo coletivo ocorrer na semana da enfermagem”, enfatiza.

A Procuradora Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 22ª Região, Natália e Silva Azevedo, evidenciou o interesse do Sistema Unimed em entrar em acordo com o Sindicato. “Eu fico feliz que tenha sido celebrado o acordo com a categoria e como foi ressaltado pela Unimed, com a presença efetiva e a participação do Ministério Público do Trabalho para fiscalizar o cumprimento da lei e do ordenamento jurídico. Tudo para que chegasse a esse bom termo da realização de um acordo que vai proporcionar a segurança jurídica para ambas as partes envolvidas nessa negociação”, finaliza.

Por, Natália Soares

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos