18/May/2024
Sábado - 18 de Maio de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Geral

Mãe de Santo de comunidade quilombola da região de Picos é tombada como Patrimônio Vivo do Piauí

Por: Roberto - 15/05/2024

PPN-IMG-753778313df664a02463.jpg

Os olhos se encheram de lágrimas e o coração de gratidão! Essa foi a reação do Quilombo Canabrava dos Amaros, ao saber que Maria dos Remedios Pereira, conhecida como Mãe Maria do Quilombo, foi tombada como Patrimônio Vivo do Estado do Piauí.

O prêmio tem como  objetivo que as pessoas que fazem, preservam e praticam a cultura popular, sejam reconhecidas e certificadas como Patrimônio Vivo. Ao todo, 41 pessoas se inscreveram para concorrer há 5 vagas, Mãe Maria ganhou em 2° lugar.

A premiada, Mãe Maria,  fala com voz de orgulho e como se sente em ser reconhecida pela Secretaria de Cultura do Estado do Piauí.

“Eu me sinto honrada e muito feliz, porque eu nunca nem imaginava, pensava que ia ser como meus antepassados, mas com a ajuda de Deus pai todo poderoso, os governantes e a comunidade que me ajudaram”,  relata Maria. 

Com o sorriso de satisfação no rosto, a mais nova Patrimônio Vivo do Piauí terá comemoração no Quilombo após recebimento do prêmio.

“Vou fazer uma festinha para todos, nós todo mundo junto, porque os meus filhos são muitos, e tem aquele orgulho, todos batalham por mim, então eu tenho aquele orgulho, se eu ganhei vou batalhar para ficar todo mundo junto”, fala Mãe Maria.

A presidente da Associação Remanescente do Quilombo Canabrava dos Amaros, Antonia Luisa, comenta sobre a premiação da matriarca.

“Eu me sinto muito orgulhosa em Mãe Maria ser Patrimônio Vivo, porque desde de quando ela nasceu na comunidade e manteve na comunidade, ela é um patrimônio vivo e é um patrimônio que ela foi beneficiada, vai ajudar muito nos passos dela e na caminhada dela, e na colaboração de toda a comunidade” enfatiza a presidente.

A matriarca recebeu o ofício de Mãe de Santo ainda na menoridade, e desde de então vem seguindo a caminhada e desenvolvendo muitas atividades da comunidade. Se tornou referência na medicina natural, benzimentos, conselhos, artesanato e outros trabalhos que  desenvolve.

Maria dos Remédios tem uma longa caminhada junto com o Quilombo Canabrava, aprendeu com os antepassados que fazer a cultura é uma forma de se conectar com as raízes e os ancestrais.

Cidade Verde

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos