Por: Roberto - 14/10/2025
1166
Além do trabalho árduo de queimar o mandacaru para os animais, agora também os criadores tem que utilizarem os Jumentos como único meio de transporte de uma localidade para outra a longa distância na zona rural do município de Massapê do Piauí.
As labutas para salvar os criatórios nesse período de seca prolongada cada dia fica mais difícil, já não bastasse o trabalho tão difícil ter que queimar o mandacaru sob uma temperatura de 40 graus, agora também tem que utilizar Jumentos para transportar os mandacaru de uma localidade para outra que chega a medir 10km de distância.
Com a seca prolongada os mandacaru existente próximo aos agricultores já se foram, e agora se obrigam buscar a longa distância para alimentar os animais. Sem transportes através de veículos, o único meio de transportes que o agricultor pode contar é o Jumento como mostra a foto registrada hoje 14 de outubro de 2025.
O sofrimento se alastra a cada dia, a procura por alimentos cresce e a dificuldade aumenta para os criadores, sem recursos financeiros os agricultores sofrem, apesar de estarmos no mês de outubro as previsões de chuvas não são animadoras.
Alguns criadores utilizam também as macambiras para alimentar os criatórios, em algumas localidades do município é cultivadoras dessa planta. As Macambiras são plantas da família Bromeliaceae, nativas da Caatinga, com grande importância ecológica e econômica. Conhecidas por sua resistência à seca, servem de alimento e abrigo para a fauna, ajudam na prevenção da erosão do solo e são usadas como forragem para o gado. O broto da planta, também chamado de pitó, é comestível e nutritivo.
As chuvas caídas no município apenas no mês de janeiro de forma irregular não deixando produção nem mesmo pastagem, os reservatórios de água mais de 70% já secaram, poços tubulares não suportam o alto consumo e baixa o seu nível de água, alguns perde sua totalidade o abastecimento, a quase 11 meses não chove no território do município de Massapê do Piauí.