22/Sep/2026
Terça-Feira - 22 de Setembro de 2026
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Geral

Rafael Fonteles aceita reduzir ICMS do diesel importado para conter alta nos combustíveis

Por: Roberto - 18/03/2026

PPN-IMG-61b58bacb35931f1a8ff.jpg

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou que o estado está disposto a reduzir, de forma temporária, o ICMS sobre o diesel importado, como medida para conter a alta dos combustíveis.

De acordo com o gestor, a proposta prevê uma compensação parcial por parte do Governo Federal, como forma de equilibrar a arrecadação estadual. A iniciativa surge em meio às pressões provocadas pelo cenário internacional, que tem impactado diretamente os preços dos combustíveis no Brasil.

“O Governo do Piauí aceita reduzir o ICMS do Diesel Importado por período determinado, com compensação parcial do Governo Federal. No entanto, é preciso garantir mecanismos para que essa redução represente de fato uma diminuição no preço do diesel nos postos de combustíveis, para que o povo brasileiro não sofra os impactos das guerras de outros países”, afirmou o governador.

Além da possível redução tributária, Rafael Fonteles destacou que o estado vai intensificar a fiscalização sobre os estabelecimentos para evitar práticas abusivas.

“Ao mesmo tempo, estamos reforçando, junto à Secretaria de Segurança Pública, a fiscalização dos postos de combustíveis do Estado do Piauí, para evitar eventuais abusos por parte de alguns”, completou.

A medida ainda depende de articulação com o Governo Federal e de mecanismos que garantam que a redução do imposto seja repassada ao consumidor final.

R10

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos