Por: Roberto - 06/11/2017
166
Em solenidade, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí – TRE do estado do Piauí instalou nesta manhã de segunda-feira 06, a revisão eleitoral com coleta de dados Biométricos na 19ª zona eleitoral do município de Jaicós que abrange os municípios de Massapê, Patos e Campo Grande do Piauí. A solenidade aconteceu na câmara municipal com a presença das autoridades, jurista, prefeitos vereadores e população em geral.
A solenidade foi presidida pelo excelentíssimo senhor desembargador Dr. Edivaldo Pereira de Moura, presidente em exercício do TRE – Tribunal Regional eleitoral do Piauí, com a presença dos magistrados Dr. Franco Morette Felício Azevedo, juiz da 19ª zona de Jaicós, Dr. Paulo Roberto, ex-juiz da cidade de Jaicós, Dr. Thiago Brandão presidente da associação de magistrado do Piauí, Dra. Ednólia, promotora de justiça de Jaicós e a Dra. Silvani Maia Resende Santana presidente do comitê gestor da Biometria.
O desembargador Edivaldo destacou a importância da biometria no processo eleitoral é mais um avanço, em outras palavras ele subscreve as palavras dos que o antecedeu, pediu a todos os representantes dos municípios que ajude aos cidadãos terem acessos ao processo de coleta dos dados biométricos, a justiça eleitoral desde que solicitado podem se instalar postos de atendimentos desde que se tenha espaço físico com internet, para que possa cumprir essa meta tão esperada que cumprir a coleta dos dados biométricos no estado do Piauí e sobretudo na 19ª zona eleitoral de Jaicós, O Ter vai oferecer todo aparato a esta zona que abrange os quatros municípios para que possa cumprir esta, pois não permitimos mais voltar ao retrocesso, pois isso será uma conquista, sobre a extinção das zona no Piauí ele disse que muito lutou contra, mais até o momento não conseguimos, finalizando Dr. Edivaldo falou da sua satisfação voltar a Jaicós já por muitas vezes, ele disse que construiu na cidade grande laços de amizade quando foi Juiz em Picos sempre teve a sintonia com o povo de Jaicós, muitas vezes pelo município, concluiu.
Dr. Franco Morette Juiz da 19ª zona eleitoral de Jaicós para ele é um prazer participar mais uma vez desse processo biométrico, como já foi dito o estado do Piauí em segundo lugar no País, graças ao emprenho do TRE, mais também com o empenho de todos os municípios, Juízes, prefeitos, vereadores, integrantes dos partidos, o magistrado acrescenta que após a coleta dos dados biométricos, não será mais possíveis qualquer confusões de eleitores, e também vai permitir que seja identificado o eleitorado que ainda tem vínculo com o município, e não haverá mais fraude, serão eliminados aqueles eleitores que não pertence mais aquele município, esperamos que seja cumprindo a meta e nas próximas eleições faremos um processo eleitoral mais tranquilo. Dr. Franco agradeceu o empenho dos prefeitos, câmaras de vereadores nessa participação efetiva, a polícia militar pelo apoio mantendo sempre a ordem quando necessário, e por fim a todos que integra a imprensa é parte importante no trabalho de divulgação dos trabalhos biométricos, solicito de vocês que se empenham a divulgar este evento apara que possa atingir o máximo possível na coleta dos dados biométrico, finaliza.
A presidente do comitê gestor da biometria Dra. Silvani Resende destacou a importância da coleta dos dados biométricos foi um compromisso eu firmamos com o TSE ao longo de 10 anos para que o estado do Piauí realizasse a biometria em todo o estado, para nós é uma grande satisfação está aqui hoje instalando a ultima etapa desse projeto em 41 cidades do Piauí, no qual esse representa apenas 8% do eleitorado que temos para cadastrar, para nós é uma grande conquista, e isso graças ao grande apoio que tivemos junto a autoridade máxima no Tribunal, e de forma especial o trabalho que tem feito desde quando foi presidente e hoje corregedor e vice – presidente Dr. Edivaldo Moura, com sua presença no Tre, já nesses quatro anos conseguimos realizar o maior número de dados biométricos, por isso devemos muito ao seu trabalho, ressaltamos também a parceria dos municípios, hoje o estado do Piauí é segundo da federação em cadastramento biométrico, pois todos tem apoiado esse projeto de tamanha envergadura, além da zona, a biometria será levado aos municípios que tiverem condições de instalar os postos de atendimentos e receber o servidor do TRE, para sua instalação, nós sabemos que o eleitor tem dificuldade para o deslocamento e a justiça eleitoral tem se colocado a disposição de todos eleitores, pois o projeto é de interesse de todos, queremos uma eleição segura, como já foi frisado temos um grande numero de abstenção, através de biometria isso vai ser resolvido, na 19ª ZE, temos a capacidade de atender até 400 eleitores por cada atendimento, e pedimos apoio no sentido de divulgar para que esse trabalho chegue a todos os eleitores, concluiu.
Participaram da solenidade além dos representantes do Tribunal, os prefeitos Chico Carvalho de Massapê, Ogilvan Oliveira, de Jaicós, Baiá de Campo Grande do Piauí, vice-prefeito de Patos Saulino, e vice-prefeito Branco Rodrigues de Jaicós, vereadores, Sirlene Lopes, Jozete Alves, Robim Silveira, Edinaldo Santana, Divino Macedo, Jessé, dentre outros.