Por: Roberto - 06/02/2018
195
Uma equipe da educação de Campo Grande do Piauí participou no último sábado, 03, do Seminário Piauiense de Mobilização sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na cidade de Oeiras e contou com a participação de cerca de 150 profissionais de educação, de 23 municípios do Piauí.
Representaram a educação de Campo Grande no evento, as Coordenadoras da Secretaria Municipal de Educação, Tássia Oliveira, Ceiça Sousa, e Valdirene Oliveira e a diretora Janaiane dos Anjos.
A coordenadora Tássia Oliveira, disse que o encontro foi um momento de reflexão, aprendizado e desafios. “Esse encontro foi inovador, pois ainda não tinha participado. Recebemos muitas informações e agora temos muito trabalho pela frente para implantar a BNCC até 2020. São muitas mudanças e que vem de encontro a tudo que estamos vivendo na educação no dias atuais. O evento foi um momento reflexivo, de muito aprendizado, mas também de desafios, pois voltamos com uma missão árdua e cheia de desafios” disse ela.

Para a coordenadora Ceiça Sousa, o encontro foi de suma importância e agora serão formadas equipes e elaborado o currículo do município. “O encontro foi muito importante e agora vamos ter que trabalhar muito, já temos o calendário da programação de fevereiro, março e abril e vamos elaborar os currículos com base na BNCC. O currículo de cada município tem que ter identidade própria, vamos fazer de acordo com a realidade do nosso município. Vamos primeiro formar as equipes e depois iniciar a elaboração do currículo da nossa cidade” disse.
O evento, organizado pela União dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME, teve como objetivo debater a versão final da BNCC, homologada em 20 de dezembro de 2017 pelo Ministério da Educação.
O BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvem ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Básica, a base e soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa democrática e inclusiva.



Fonte: Cidadesnanet