Por: Roberto Carvalho - 15/05/2011
199
SANTOS CAMPEÃO PAULISTA Um ano depois de encantar o Brasil com muitos gols, o Santos adotou o estilo do vitorioso técnico Muricy Ramalho para conquistar o bicampeonato paulista neste domingo. O time da Baixada marcou dois gols, se trancou na defesa, levou um, ganhou do Corinthians por 2 a 1 e fez a festa na Vila Belmiro.
O primeiro saiu dos pés de quem menos se esperava. Arouca, que nunca havia marcado em 65 partidas pelo Santos, fez 1 a 0, logo aos 16min. No segundo tempo, quando o Corinthians pressionava, Neymar marcou o segundo, em falha de Júlio César. Do outro lado, Rafael também falhou, Morais diminuiu aos 40min do segundo tempo e tornou emocionante os instantes finais.
Com o triunfo sobre o arquirrival, o Santos conquista o quarto título estadual neste início de século (2006, 2007, 2010 e 2011) e deixa o Corinthians para trás com três (2001, 2003 e 2009). Além disso, dá o troco em relação a 2009, quando Ronaldo & Cia fizeram a festa na Vila.

CRUZEIRO CAMPEÃO MINEIRO O primeiro semestre do Cruzeiro não acabará sem títulos. Após a eliminação surpreendente nas oitavas de final da Copa Libertadores diante do Once Caldas (COL), a equipe de Cuca se redimiu neste domingo ao vencer o eterno rival Atlético-MG por 2 a 0, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e conquistar o 37º título do Campeonato Mineiro de sua história. Wallyson e Gilberto fizeram os gols.
O confronto foi truncado durante boa parte do jogo, com o Atlético se postando na defesa e explorando basicamente o contra-ataque - o time de Dorival Júnior tinha a vantagem do empate, por ter vencido o jogo de ida por 2 a 1. Porém, como fez a melhor campanha da primeira fase, a vitória por um gol de diferença foi suficiente para a equipe cruzeirense se sagrar campeã e impedir o bicampeonato do rival.

Sem contar com seu principal jogador, o argentino Montillo - que foi expulso na partida de ida - o Cruzeiro sofreu para superar a forte marcação alvinegra na maioria da partida. Porém, Wallyson balançou as redes em jogada individual aos 29min para inverter totalmente o panorama do jogo. Já no final, Gilberto fez o segundo em cobrança de falta para sacramentar o triunfo.
INTERNACIONAL CAMPEÃO GAÚCHO Veio de forma dramática e na base da raça o 40º título estadual do Internacional. Neste domingo, em pleno Estádio Olímpico, o time colorado derrotou o Grêmio por 3 a 2 de virada, resultado que levou a decisão aos pênaltis. Na cobrança de penalidades, brilhou a estrela de Renan, que defendeu três pênaltis após falhar em gol de Borges durante o tempo regulamentar.
A conquista alivia de alguma maneira a eliminação na Copa Libertadores, ocorrida após derrota inesperada para o Peñarol no Beira-Rio. Na ocasião, o Inter tomou a virada e foi despachado do torneio, após um empate fora de casa.
BAHIA DE FEIRA CAMPEÃO BAIANO Jogando no Estádio do Barradão, o Bahia de Feira de Santana venceu o Vitória por 2 a 1, de virada e conquistou seu primeiro Campeonato Baiano na história, neste domingo.
Com o empate por 2 a 2 na partida de ida da decisão, o Bahia precisava vencer o adversário, já que o time rubro-negro obteve melhor campanha. Após sair perdendo com um gol de Geovanni, a equipe visitante melhorou na partida, conseguiu virar com gols de Allyson e João Neto e se sagrou campeão Estadual.
CHAPECOENSE CAMPEÃO CATARINENSE Jogando no Estádio Índio Condá, a Chapecoense venceu o Criciúma por 1 a 0 e conquistou o título do Campeonato Catarinense, neste domingo. Com gol de Carlinhos Santos, contra, o time mandante venceu a competição pela quarta vez em sua história.
A Chapecoense levou mais perigo durante o jogo, principalmente com sua dupla de ataque e conseguiu a vitória na metade do segundo tempo.
SANTA CRUZ CAMPEÃO PERNAMBUCANO O Santa Cruz impediu, neste domingo, que algo histórico ocorresse em Pernambuco. Mesmo com derrota por 1 a 0 no Estádio do Arruda, a equipe evitou o hexacampeonato do Sport, feito alcançado uma vez desde que a competição foi criada - em 1968, o Náutico chega a seis conquistas. De quebra, ficou com o título que pode ser a grande inspiração do clube, que tenta uma arrancada do ostracismo no futebol brasileiro.
Apesar da derrota, a conquista foi confirmada porque o time tricolor venceu o jogo de ida por 2 a 0, em plena Ilha do Retiro.
O Santa Cruz havia sido justamente o último campeão estadual antes de o Sport iniciar o pentacampeonato. Pouca coisa de boa aconteceu com a equipe desde 2005, no entanto: continua na Série D do Campeonato Brasileiro, lutando para se manter, temporada após temporada. O título estadual é encarado como o estopim para que o clube reencontre seu caminho.
O Sport volta a campo no próximo final de semana, quando começa a luta para voltar à Série A do Campeonato Brasileiro. Pela Série B, vai estrear contra o Icasa, na Ilha do Retiro. Já o Santa Cruz precisa aguardar uma definição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que ainda não divulgou a tabela da Série D.
ATLÉTICO-GO CAMPEÃO GOIANO O equilíbrio de forças no futebol goiano definitivamente mudou. A ascensão recente do Atlético-GO, já confirmada em âmbito nacional, consolidou-se regionalmente neste domingo. No Estádio Serra Dourada, a equipe empatou com o Goiás por 1 a 1, conquistou o título estadual e permaneceu supremo pelo segundo ano consecutivo.
A crescente do Atlético-GO foi iniciada em 2007, quando encerrou jejum de 18 anos sem conquistas de Campeonato Goiano. Desde então, chegou à Série A do Campeonato Brasileiro e na elite se manteve, ao contrário do Goiás, que foi rebaixado para a Série B em 2010. O bicampeonato firma ainda mais esse cenário.
O Atlético-GO volta a campo no próximo domingo, quando estreia no Campeonato Brasileiro fora de casa contra o Coritiba, às 16h (de Brasília). Já o Goiás entra em campo no sábado para tentar voltar à elite nacional: começa a disputa da Série B do Brasileiro contra o Barueri, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia.