Por: Roberto Carvalho - 08/06/2011
186
Um dos maiores jogadores da história do futebol nacional deu seu adeus à Seleção Brasileira. Nesta terça-feira, Ronaldo fez seu último jogo pelo Brasil, o amistoso com a Romênia no Pacaembu, em São Paulo, e passará a ser mais um torcedor da camisa verde e amarela. Foram 98 partidas e 62 gols em sua vitoriosa carreira.
Quando o relógio da partida indicava 27min, Ronaldo subiu a escada em direção ao gramado, incendiando a torcida no Pacaembu. Enquanto o atacante passava em frente ao banco, os torcedores entoaram o canto "Ronaldo vem aí, e o bicho vai pegar".
Aos 29min44s, subiu a placa indicando a entrada de Ronaldo em campo. Enquanto deixava o gramado, Fred, que marcou seu gol pouco antes, fez uma "reverência" para a entrada do centroavante, que tocou na bola pela primeira vez somente aos 31min54s, devolvendo passe de André Santos.
Aos 35min, Ronaldo teve sua primeira chance de marcar ao receber passe de Neymar, mas Tatarusanu defendeu a finalização. Quatro minutos depois, o camisa 9 recebeu passe de Robinho e, sem marcação, chutou por cima do gol romeno. O atacante teve mais uma oportunidade, mas o arqueiro defendeu a tentativa do craque.

Aos 47min, o árbitro Sérgio Pezzotta apitou o fim do primeiro tempo e da carreira de Ronaldo pela Seleção. O atacante deixou o gramado por entre um corredor formado pelas duas equipes, muito emocionado e aplaudido por todos.
"Orgulho muito grande ser brasileiro e ser parte dessa gente toda", disse Ronaldo ao iniciar sua volta olímpica ao redor do campo acompanhado por seus filhos, Ronald e Alex. Atrás do jogador, foram carregadas placas indicando todos os jogos em que o centroavante fez gols em Copas do Mundo.

Com este adeus, Ronaldo completa 17 anos desde que começou a vestir a camisa da Seleção Brasileira. Com seus 62 gols defendendo a camisa verde e amarela, ficando atrás somente de Pelé como principal artilheiro da equipe nacional. Com o Brasil, o camisa 9 conquistou duas Copas do Mundo, duas Copas América e uma Copa das Confederações.
Sua história com a Seleção iniciou-se em 1994, quando Ronaldo tinha apenas 17 anos. Mesmo garoto, o centroavante fez parte da equipe que conquistou o Mundial de 1994 nos Estados Unidos, ainda que sem atuações de Ronaldo.

Foi nas Copas do Mundo em que o atacante enfrentou alguns de seus piores dramas e fez seu nome como um dos maiores jogadores da história. Em 1998, sofreu convulsão pouco antes da final com a França, e pouco conseguiu fazer na derrota por 3 a 0 para os anfitriões.
Quatro anos depois, porém, o centroavante foi ao Mundial disputado em Japão e Coreia do Sul recuperado de sérios problemas físicos e liderou ao lado de Rivaldo a equipe que trouxe o pentacampeonato para o Brasil. Na Alemanha, fora de sua melhor forma física, Ronaldo sucumbiu com o resto da Seleção nas quartas de final para a França.

A Copa do Mundo de 2006 ao menos serviu para que o centroavante alcançasse seu 15º gol em Mundiais, superando Gerd Müller como maior artilheiro do torneio. Desde então, a camisa 9 da Seleção alternou entre diferentes atacantes, e seguirá à espera de outro craque para assumir o lugar de Ronaldo.
O JOGO
O jogo era histórico. A noite era decisiva para alguns jogadores. Empolgados com Ronaldo, mas pouco inspirados sem o Fenômeno. Assim foi o triunfo da Seleção Brasileira por 1 a 0 sobre a Romênia no Pacaembu nesta terça-feira, último dia do camisa 9 com a amarelinha. O dono da festa, que entrou em campo aos 30 minutos da etapa inicial e saiu no intervalo, viu outro artilheiro decidir o duelo. Em passe de Neymar, considerado o sucessor do ídolo no time canarinho, Fred fez o gol do triunfo. A disputa de alguns jogadores era por uma vaga na Copa América. Atletas como Fred, Jadson, Thiago Neves e Lucas (São Paulo) tiveram alguns minutos para colocar uma dúvida na cabeça de Mano Menezes, que vai anunciar a lista do torneio em coletiva após a partida no Pacaembu. Para muitos dos atletas que enfrentaram a Romênia, o próximo compromisso será no dia 3 de julho, contra a Venezuela, em La Plata, pelo campeonato continental 
SAIU A CONVOCAÇÃO
Paulo Henrique Ganso e Alexandre Pato estão convocados para a Copa América. O técnico Mano Menezes anunciou, na madrugada desta quarta-feira, os 22 convocados para a competição sul-americana após a vitória por 1 a 0 sobre a Romênia, no amistoso que marcou a despedida de Ronaldo da Seleção Brasileira. Dos jogadores chamados para os jogos contra a Holanda e a Romênia, Mano Menezes cortou os goleiros Fábio e Jefferson, os meias Henrique, Anderson e Thiago Neves e os atacantes Leandro Damião e Nilmar. Veja a lista abaixo:-Goleiros Julio César (Inter de Milão) Victor (Grêmio)
-Laterais Daniel Alves (Barcelona) Maicon (Inter de Milão) André Santos (Fenerbahçe) Adriano (Barcelona)
-Zagueiros Lúcio (Inter de Milão) David Luiz (Chelsea) Luisão (Benfica) Thiago Silva (Milan)
-Volantes Ramires (Chelsea) Lucas Leiva (Liverpool) Sandro (Tottenham)
-Meias Elano (Santos) Elias (Atlético de Madri) Paulo Henrique Ganso (Santos) Jadson (Shakhtar Donetsk) Lucas (São Paulo)
-Atacantes Neymar (Santos) Robinho (Milan) Fred (Fluminense) Alexandre Pato (Milan)