28/Mar/2024
Quinta-Feira - 28 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Geral

Covid-19 causa distúrbios neurológicos mesmo em casos leves

Por: Roberto - 17/04/2021

PPN-IMG-4367689fa7d48ee5b4bd.jpg

Um estudo realizado por médicos britânicos, divulgado na revista Brain, traz um alerta para complicações neurológicas em doentes com Covid-19. Segundo a pesquisa, os distúrbios não estão sendo percebidos por estarem se manifestando em pacientes recuperados ou com sintomas leves.

Para o estudo, foram analisados aproximadamente 40 casos de Covid-19, nos quais foram detectadas várias complicações no cérebro. É importante ressaltar que em alguns destes casos, o problema neurológico foi o primeiro e principal sintoma.

O problema em causa é a Encefalomielite Aguda Disseminada, também conhecida por ADEM. Trata-se de uma doença inflamatória rara que afeta o sistema nervoso central após uma infecção por um vírus ou vacinação. No Reino Unido, os casos  de ADEM aumentaram de um por mês, antes do início da pandemia, para dois ou três por semana entre abril e maio.

Covid-19 causa distúrbios neurológicos (Foto: Reprodução)

Covid-19 causa distúrbios neurológicos (Foto: Reprodução)

Os sintomas são variáveis. Inicialmente pode aparecer febre, cefaleias, mialgias, náuseas, vómitos e recusa alimentar, mas posteriormente podem surgir sinais neurológicos, entre os quais, ataxia, perturbações do movimento, nevrite ótica, crises convulsivas e/ou défices focais.

Além da Encefalomielite Aguda Disseminada foram encontrados doentes com o síndrome delirium ou psicose, derrames cerebrais e problemas nos nervos periféricos, diagnosticados como síndrome de Guillain-Barré, uma reação imune que ataca os nervos e causa paralisia.

Os médicos defendem, assim, que não se deve deixar a população afetada por problemas no cérebro de parte.

Meio Norte

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos