18/Apr/2024
Quinta-Feira - 18 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

Massapê do Piauí tem mais de 200 curados e nenhum óbito por Covid

Por: Roberto - 21/04/2021

PPN-IMG-c2229aa904ba92c0064d.jpg

O município de Massapê do Piauí já tem 203 pessoas curadas de Covid-19. Os dados são do Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, através na noite desta terça-feira, 20.

Passados mais de um ano desde a chegada da doença no Brasil, Massapê do Piauí já registrou 213 casos positivos, dos quais, 203 venceram a doença e outros 10 estão em tratamento, 09 em isolamento domiciliar e 01 internado em leito clínico no Hospital Regional de Picos.

São muitos os relatos acerca da doença, desde os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde que atuam na linha de frente na prevenção e combate a essa doença tão contagiosa e letal, bem como as histórias de superação vividas por aqueles que foram contaminadas pelo coronavírus.

Maria Lúcia, que mora na comunidade Caraíbas, zona rural de Massapê do Piauí, teve Covid-19 e chegou a ser internada na ala de pacientes com síndrome respiratória do Hospital Regional de Picos, sozinha, sem acompanhantes, seguindo o protocolo sanitário. “A gente tá em casa, não tá isolado. Isolamento é você tá lá na cama de um hospital”, pontuou.

Em um vídeo institucional divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, ela contou o sofrimento do isolamento e as sequelas deixadas pela doença. “Eu nunca nem imaginei que eu ia passar pelo que eu passei”, disse. Mesmo depois de receber alta como paciente curada, Maria Lúcia disse que sentiu os efeitos da doença. “Senti muitas dores depois que tive alta. Passei três meses tomando injeção, não aguentava abrir nem os dedos das mãos”.

A médica Giovana Maia, da Estratégia de Saúde na Família de Massapê do Piauí e que também trabalha na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Oeiras, falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de saúde no combate à pandemia, sobretudo, nos hospitais de referência de atendimento a pacientes com Covid.

“Se o que acontece 24 horas por dia nas urgências e emergências fosse filmado e transmitido nas praças para a população ver como é o dia a dia, não precisaria de nenhum decreto”, disse, referindo-se as medidas restritivas adotadas pelos governos por meios de decretos para tentar conter a disseminação do vírus.

Zero óbitos

Outro dado positivo relacionado à pandemia em Massapê do Piauí é que o município não registrou nenhum óbito causado por complicações da Covid-19. No Piauí, apenas quatro municípios não perderam vidas para o coronavírus, conforme o painel epidemiológico da Sesapi.

Fonte: Ascom

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos