19/Apr/2024
Sexta-Feira - 19 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Geral

Piauí recebe vacina da Janssen, de dose única, e distribui aos 224 municípios

Por: Roberto - 24/06/2021

PPN-IMG-b4b41b586975f373903b.jpg

O Piauí recebeu na tarde desta quinta-feira (24), o primeiro lote com 21.250 doses da vacina Janssen. É a primeira vez que o imunizante é distribuído no país pelo Ministério da Saúde.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, todos os municípios do Piauí vão receber doses da vacina da Janssen. Do total de doses, 50% vão para a população em geral de 18 a 59  anos, não contempladas nos demais grupos, 30% para pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas com comorbidades e também para 20% dos serviços essenciais escolhidos pelos conselhos municipais de saúde. 

“Mais uma vacina para ajudar na aceleração da vacinação dos piauienses. Pedimos aos municípios que assim que receberem estas doses, apliquem o mais rápido possível na população e façam o registro nos sistemas” ressalta o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 

A vacina da farmacêutica Jhonson & Jhonson traz uma vantagem importante: ao contrário dos outros imunizantes já em uso, ela precisa de apenas uma dose para a imunização completa.

“Isso amplia o número de pessoas que pode ser protegida e facilita todo o processo, uma vez que não há necessidade de voltar ao posto de saúde após algumas semanas para completar o esquema vacinal. Porém, aqueles que já tomaram as doses das outras vacinas que precisam de duas necessitam voltar aos postos de saúde nas datas estabelecidos pelos municípios e completar seu esquema” lembra o gestor.

Reprodução

A vacina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial da vacina da Janssen em 31 de março de 2021. A Johnson & Johnson anunciou que o imunizante teve 66% de eficácia em prevenir casos moderados e graves.

Com relação a temperatura de armazenamento e transporte da vacina não oferece desafios à logística, uma vez que pode ser mantida entre 2ºC e 8ºC em por até três meses.

A vacina fabricada pela Johnson & Johnson tem eficácia global de 72%. Já a proteção contra casos graves da doença é de 85%, segundo estudo realizado em janeiro deste ano. A imunização da Janssen começa a mostrar resultados 14 dias após a aplicação.

Reprodução

Doses da Coronavac

O Piauí também recebeu na tarde desta quinta-feira, 44.800 doses da vacina CoronaVac. Nesta sexta está prevista a chegada de 31.590 doses da Pfizer.

A Secretaria de Estado da Saúde vai realizar a entrega dos imunizantes, às regionais de saúde, no sábado (26).

Fonte: Hérlon Moraes/ Cidade Verde/ Com informações da Sesapi

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos