29/Mar/2024
Sexta-Feira - 29 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

Massapê do Piauí é destaque em Olimpíadas de Matemática entre os municípios pertencentes a 9ª Gerência Regional de Educação de Picos

Por: Roberto - 19/01/2022

PPN-IMG-9b8669626cd9370e6cdf.jpg

O pequeno município de Massapê do Piauí, localizado na microrregião de Picos, sertão do Piauí, vem se destacando em competições olímpicas na área de Matemática. Com a divulgação do recurso da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), ocorrida neste dia 18 de janeiro, mais cinco alunos de Massapê do Piauí conquistaram prêmios na competição.

Os alunos premiados foram Danilo Rodrigues Silva, que conquistou a medalha de bronze (Nível 2 - 8º e 9º anos do Ensino Fundamental), Anna Raweny Macedo Carvalho e Luzia Tahawanne Ferreira Morais (Nível 2), Kauanny Carvalho Esmério (Nível 1 – 6º e 7º anos do Ensino Fundamental) e Josinaldo Gomes de Carvalho (Nível 3 – Ensino Médio), que conquistaram Menções Honrosas.

Massapê do Piauí, ao lado dos municípios de Picos e Monsenhor Hipólito, foi o município com o maior número de premiados na 16ª OBMEP entre os 22 municípios pertencentes a Gerência Regional de Ensino de Picos (9ª GRE). Foram cinco premiados, sendo que Massapê conquistou uma medalha de bronze e esses dois municípios não conquistaram. Além disso, Massapê do Piauí foi o único município da 9ª GRE a conquistar prêmios nos três níveis da OBMEP

O sucesso dos alunos do munícipio em competições olímpicas começou após a criação do grupo de estudos “Atletas da Matemática”, idealizado pelo professor Júnior Coutinho, coordenador do grupo, e a Secretaria Municipal de Educação, na pessoa do secretário Leonel Lopes, que fornece o apoio material e administrativo.

De acordo com o professor Júnior Coutinho, o grupo de estudos Atletas da Matemática foi criado a cerca de três anos e tem por objetivos: contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; favorecer o estudo de maneira interessante, desafiadora e contextualizada; estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse, curiosidade e a vontade de querer aprender; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas.

“A região de Picos ainda não possui uma cultura olímpica como as regiões de Oeiras, Teresina e o norte do Piauí, por exemplo. Como vocês podem perceber, nosso grupo não foi criado especificamente para a conquista de prêmios em olimpíadas. Entendemos que a educação é um processo bem mais abrangente, que deve visar a formação geral do ser humano em suas múltiplas dimensões. A conquista de prêmios é apenas uma consequência disso”, destacou o professor Júnior Coutinho.

Até da criação do grupo, nenhum aluno do município de Massapê havia ganhado sequer uma medalha em olimpíadas de Matemática. Com a criação do grupo de estudos, além dos prêmios conquistados na 16ª OBMEP, o município de Massapê do Piauí já conquistou os seguintes prêmios em três competições diferentes de Matemática:

Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2019 (OBMEP):

- 1 medalha de bronze (primeira medalha obtida por um aluno de Massapê do Piauí)

Olímpiada Piauiense de Matemática 2019 (OPIM):

- 1 medalha de bronze

- 1 Menção Honrosa

Olímpiada Canguru de Matemática 2021

- 1 medalha de bronze

- 5 medalhas de Honra ao Mérito

Além desses resultados, o aluno Danilo Rodrigues Silva foi selecionado em 2020 para o Programa de Iniciação Científica da Obmep (PIC) por meio do seu desempenho na OBMEP de 2019. O aluno ganha uma bolsa de estudos mensalmente para participar do programa.

O professor Júnior Coutinho ressaltou que essas conquistas são o resultado de um trabalho coletivo que envolve muitas pessoas, que vão desde o pessoal responsável pela limpeza das escolas até o secretário de educação do município. “As conquistas que nossos alunos estão alcançando não são fruto apenas da preparação feita no âmbito do nosso grupo de estudos, seja nos encontros presenciais aos sábados ou de forma online por meio do WhatsApp”, disse o coordenador do grupo de estudos.

Segundo ele, a preparação começa na família, passa pela sala de aula, não apenas com os professores de Matemática, mas também com os outros professores das escolas, para finalmente ser aprimorada e consolidada no grupo de estudos. Por isso, todos que fazem a educação de Massapê do Piauí são responsáveis, direta ou indireta por essas conquistas. “O mérito é todo dos alunos e dos familiares que apoiam e incentivam seus filhos, mas temos consciência da importância do empenho e dedicação de todos nós, profissionais da educação”, disse o professor Júnior Coutinho.

“Eu falei aos alunos hoje, por meio do nosso grupo de WhatsApp, que ver o desenvolvimento intelectual e pessoal deles é motivo de muito orgulho e satisfação para todos nós, massapeenses, que sonhamos, nos esforçamos e nos dedicamos para que tudo isso se materialize. A conquista de cada um deles é também a conquista de todos nós, afinal somos um grupo, um time, uma equipe. Espero que os alunos continuem focados, pois se assim permanecerem, muitas conquistas ainda virão, se Deus quiser”, finalizou o professor Júnior Coutinho.

Fonte: Professor Júnior Coutinho

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos