29/Mar/2024
Sexta-Feira - 29 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

Palestras sobre a preservação da natureza são realizadas em escolas na Semana do Meio Ambiente em Massapê do PI

Por: Roberto - 13/06/2022

PPN-IMG-9384d793a548ab50050c.jpg

A Prefeitura de Massapê do Piauí, através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação, Selo Unicef e o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) realizou atividades em alusão a Semana do Meio Ambiente.

No município, a Semana do Meio Ambiente teve como o tema geral "A importância da preservação do Meio", e o subtema "Valores e respeito pela natureza", quando foram realizadas ciclos de palestras e rodas de conversa em escolas na Rede Municipal de Ensino.

A Semana do Meio Ambiente é celebrado oficialmente na primeira semana de junho, sendo o Dia Mundial do Meio ambiente, comemorado no dia 05 de junho. A data visa reforçar ações de conscientização para temas relacionados a preservação da natureza.

As atividades tiveram início na quarta-feira (08), quando aconteceu uma roda de conversa na Escola Adriano Antônio Rodrigues, ministrada pela coordenadora da Educação Infantil, Cinthia Denise, sobre os temas Meio Ambiente e a Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, que define os instrumentos para proteção dos recursos naturais.

Na ocasião, a mobilizadora de Adolescentes do NUCA, Lúcia Sousa, falou sobre da Temática 4 - Promover a Mitigação dos Riscos e impactos das mudanças Climáticas sobre as Crianças e Adolescentes e os principais impactos das alterações no clima.

Na tarde de quinta-feira (09) o clico de palestras foram realizadas na Escola João Manoel da Costa. A Professora Remédios Morais, abordou sobre 'Poluição do solo', o professor Elder Morais falou sobre 'Aquecimento global'. A 'Poluição do ar', foi explanado pela docente Thaynara Teles e a professora Valdinalva Reis, explanou sobre a 'Importância do meio ambiente'.

A supervisora de ensino, Josefa Carvalho, informou que além dessas palestra educativas na semana do meio ambiente, que tem o intuito de orientar para a preservação dos recursos naturais, um projeto mais amplo será desenvolvido para ser trabalhado em toda a rede municipal de ensino.

A mobilizadora de adolescentes, Lúcia Sousa, destacou sobre a importância dos alunos serem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos nas rodas de conversa em suas casa, com seus familiares, na escola e nas comunidades de vivência.

Atividades também foram realizadas na unidade de ensino Manoel Joaquim de Carvalho, situada no povoado São Francisco. Durante a semana foram realizadas aulas práticas de Reciclagem e Coleta Seletiva na Educação Infantil com os professores José Raimundo de Sousa e Roselânge Coutinho.

Na sexta-feira(10), a primeira palestra foi ministrada pela supervisora de Ensino Josefa de Carvalho Costa Almeida com os temas 'Como preservar o meio ambiente', 'Preservação ambiental através da sustentabilidade', 'Exemplos de como preservar o meio ambiente' 'A importância da reciclagem para o Meio Ambiente' e Política Nacional do Meio Ambiente'.

Na segunda palestra, ministrada pela mobilizadora de adolescentes do NUCA, Lúcia Sousa, que também é geografa, foi tratado sobre a Temática 4, Promover a mitigação dos riscos e impactos das mudanças climáticas sobre as crianças e Adolescentes, além de abordar sobre temas referentes as  'Mudanças climáticas', 'Efeito estufa, 'O impacto das mudanças climáticas na vida de crianças e adolescentes', 'Os principais impactos das alterações no clima' e 'Efeitos do aumento da temperatura'.

Além de professores das escolas, os temas foram abordados pelos adolescentes do NUCA junto a mobilizadora de Adolescestes, Lucia Sousa. A supervisora de Ensino Josefa Carvalho, a coordenadora da Educação Infantil, Cintia Denise, os coordenadores Isabel Xavier e Juvanir Carvalho, dentre outros.

Veja fotos:

 Fonte: Ascom

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos