Por: Roberto - 04/02/2025
88
Esta é a segunda vez em uma semana que cidades piauienses têm estado de emergência. No entanto, o decreto publicado no último dia 28 trata da situação de emergência por causa das chuvas que atingem a região Sul do Estado.
Os municípios ficam localizados na região Norte do Piauí e estão em estado de emergência porque se encontram em situação de seca severa devido à duração prolongada e ao impacto da falta de água.
Confira abaixo os municípios piauienses em estado de emergência por causa da seca:
Alagoinha do Piauí Alegrete do Piauí Alvorada do Gurguéia Aroeiras do Itaim Bela Vista do Piauí Belém do Piauí Bocaina Bom Jesus Brejo do Piauí Caldeirão Grande do Piauí Campinas do Piauí Campo Alegre do Fidalgo Campo Grande do Piauí Canto do Buriti Capitão Gervásio Oliveira Caracol Caridade do Piauí Colônia do Gurguéia Coronel José Dias Corrente Cristalândia do Piauí Cristino Castro Curimatá Currais Dirceu Arcoverde Floresta do Piauí Francisco Macedo Francisco Santos Fronteiras Geminiano Gilbués Guaribas Isaías Coelho Itainópolis Jaicós João Costa Jurema Lagoa do Barro do Piauí Marcolândia Massapê do Piauí Monsenhor Hipólito Morro Cabeça no Tempo Nova Santa Rita Padre Marcos Paes Landim Paquetá Pavussu Pimenteiras Queimada Nova Riacho Frio Ribeira do Piauí Santa Cruz do Piauí Santa Filomena Santana do Piauí São Braz do Piauí São João do Piauí São José do Piauí São Julião São Lourenço do Piauí São Raimundo Nonato Sebastião Barros Sussuapara Uruçuí Vera Mendes Vila Nova do Piauí Wall Ferraz
Com o decreto de emergências, os municípios poderão tomar medidas imediatas para mitigar os efeitos da seca tais como mobilização de recursos, implementação de medidas de conservação da água, assistência humanitária, monitoramento e previsão de nível dos reservatórios e firmar colaborações interinstitucionais.
O decreto passou a valer a partir de sua publicação.