Por: Roberto - 11/04/2014
361
A Paróquia de Nossa Senhora das Mercês em Jaicós abre nesta sexta-feira (11) as celebrações religiosas que antecedem a Semana Santa. A partir das 16h, acontece a Procissão dos Passos da Paixão de Cristo.
A procissão é uma devoção especial da Igreja Católica a figura do Nosso Senhor dos Passos. Nela são relembradas os passos dados por Jesus até sua crucificação no Calvário, onde são percorridos sete pontos, simbolizando a Paixão de Cristo.
O cortejo sairá da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês e percorrerá algumas ruas de Jaicós. Durante o percurso, acontece o encontro das imagens do nosso Senhor dos Passos e sua mãe, Nossa Senhora das Dores, encerrando com a Celebração Eucarística na Matriz.
A Procissão dos Passos, celebrada no final da Quaresma, ou dentro da Semana Santa, é uma herança portuguesa. Foi instituída por Luís Alves de Andrade no Convento da Graça de Lisboa, em 1587, data da fundação da primeira Irmandade dos Passos na capital de Portugal. A cerimônia barroca, marcada pela pompa, chegou às colônias portuguesas, como o Brasil, no século XVII, sendo bastante comum já no início do século seguinte.
Confira a programação completa:
11/04 – SEXTA-FEIRA
16h – Procissão do Passos encerrando com CelebraçãoEucarística na Igreja Matriz
13/04 – DOMINGO DE RAMOS
08h00 – Bênção dos Ramos em frente à Igreja de São Judas Tadeu
08h30 – Procissão em direção à Igreja Matriz
09h00 – celebração Eucarística na Igreja Matriz
14/04 – SEGUNDA-FEIRA SANTA
9h – Missa e confissão do fiéis
19h – Missa na Igreja Matriz
15/04 – TERÇA-FEIRA SANTA
14h às 16h – Visita aos idosos e doentes
17h – Missa dos Enfermos na Catedral
16h00 – Confissão para crianças e adolescentes
19h – Missa na Igreja Matriz
20h- Confissão para adultos na Igreja Matriz
16/04 – QUARTA-FEIRA SANTA
9h – Missa para idosos e doentes na Igreja Matriz
16h – Via Sacra saindo da Igreja Matriz em direção ao alto da Santa Cruz encerrando com Celebração eucarística
17/04 – QUINTA-FEIRA SANTA
08h – Missa do Crisma na Catedral em Picos
17h00 – Missa da Santa Ceia do senhor e cerimônia do Lava-pés
19h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
Grupos da adoração
19h às 2h- Bairros Serranópolis e Bonsucesso; terço dos homens; catequese e Pastoral da Pessoa Idosa
20h às 21h- Bairros Nova Olinda e Armínio José de Sousa; coroinhas, Pastorais da Criança e da Juventude e crismandos
21h às 22h- Bairros Alto do Adão, Alto da Santa Cruz; grupos de ruas e Pascom
22h às 23h- Pastoral do Dízimo e Conselhos Pastoral e Ecnômico
23h a 00h- bairro Centro; Ministros Extraordinários da eucaristia; Apostolado da Oração e comunidade em geral
18/04 – SEXTA-FEIRA SANTA
15h – Celebração da Piaxão dosenhor
- Adoração da Cruz
- Comunhão
- Procissão do Senhor Morto pelas principais ruas da cidade
19/04 – SÁBADO SANTO
20h – Vigília Pascal
- Celebração da Luz
- Liturgia da palavra
- Liturgia Batismal
- Liturgia Eucarística
Obs: Levar velas e água
20/04 – DOMINGO DA PÁSCOA
17H- Missa na Igreja de São judas Tadeu
19h Missa na Igreja Matriz
Fonte: Portalsaibamais