Por: Roberto - 21/01/2015
95
Os parlamentares piauienses que integram a base de apoio a presidente Dilma Rousseff (PT) em Brasília, se reuniram na manhã de ontem e bateram o martelo sobre a divisão dos cargos federais no Piauí. A divisão foi feita por partido e seguiu o critério de afinidade entre os cargos que serão assumidos no Estado correspondendo a ministérios que o partido assumiu em Brasília.
Ao final da reunião ficou definido o comando de pelo menos 13 cargos federais. A divisão dos cargos foi iniciada pelos senadores. Ciro irá manter a indicação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf. O senador eleito Elmano Ferrer indicará a direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT. E a senadora Regina Sousa (PT) será a responsável por apresentar um nome para a Fundação nacional de Saúde – FUNASA.
A deputada federal Iracema Portella (PP) indicará a direção do Departamento nacional de Obras contra a Seca – DNOCS e Correios. A Companhia Nacional de Abastecimento fará parte da cota do deputado Marcelo Castro (PMDB). O petebista Paes Landim indicará os nomes para a Delegacia de Agricultura e para o Instituto Chico Mendes. Fábio Abreu indicará um nome para o Instituto de Pesca e Serviço Geológico do Brasil -CPRM.
O deputado Assis Carvalho (PT) fará a indicação de três importantes órgãos federais no estado. Estão na cota do petista às indicações para o INSS, Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Chesf e Desenvolvimento Agrário. O INCRA e IBAMA serão indicações da deputada federal Rejane Dias (PT).
O deputado Marcelo Castro afirmou que a divisão dos cargos foi feita de forma pacífica entre os aliados. “Não houve disputa entre os parlamentares. Todos trabalharam na campanha da presidente Dilma. Os suplentes não entraram nessa divisão, mas isso cabe ao governo decidir como fará”, explicou.
Por: Lídia Brito (Jornal O Dia)