19/Apr/2024
Sexta-Feira - 19 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Saúde

MASSAPÊ: Saúde promove ações da Campanha de Combate ao tabagismo, veja!

Por: Roberto - 09/11/2019

PPN-IMG-4c49716c0bb8f07b36f7.jpg

A Secretaria Municipal de Saúde de Massapê do Piauí, através do Programa Saúde da Família – PSF está promovendo uma seria de ações de combate ao Tabagismo no município. Nesta quinta-feira 7, foi promovido uma palestra com um tema “Entender porque se fuma e como isso afeta a saúde”.

As ações de orientação aconteceu na UBAS – Unidade Básica de Saúde e reuniu os grupos de usuários que fazem parte de controle que tem dependência ao cigarro.

Incialmente os profissionais de saúde destacaram como um momento importante de sensibilização e incentivo para aqueles que estão iniciando o tratamento como também os que já está no grupo de controle do tabagismo.

A enfermeira Rosa Andrea proferiu palestra sobre o Programa Nacional de Controle do Tabagismo desenvolve três ações centrais: prevenir a iniciação e incentivar a cessação do tabagismo e à promoção de ambientes livres de tabaco. Andrea ressaltou que a promoção da saúde da população atua de forma integrada e articulada a intersetorialidade e o comprometimento de todos os atores é fundamental para o sucesso das ações tendo em vista a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis uma melhor qualidade de vida para a população.

O fumo gera sobrecarga do sistema de saúde com tratamento de doenças ligadas a ele, causa mortes precoces de cidadãos em idade produtiva, aumenta as faltas no trabalho, reduz a qualidade de vida de fumantes e de sua família.

Os profissionais de saúde ressaltaram que o câncer de pulmão afeta principalmente os fumantes, sendo esse público fatores de riscos para o infarto agudo do miocárdio e o AVC acidente vascular cerebral.

O município está com cobertura em todas as unidades com tratamento de controle ao tabagismo, para participar é necessário procurar a enfermeiro da sua área e se cadastrar para participar do grupo, o tratamento dura 03 meses de acompanhamento multiprofissional e medicamentoso seguido de mais 03 meses do grupo controle e posteriormente manter o contato até completar um ano sem fumar.

As palestra informativa foi proferida pela Dra. Mariana Dias, as enfermeiras Rosa Andrea e Danielle Xavier com a participação dos agente comunitários de Saúde Edelson Costa e Marcial Tuquinha.

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos